
Daniele Rodrigues. Foto/Divulgação
Com dois feriados nacionais próximos — dia 18 (Sexta-feira Santa) e 21 de abril (Tiradentes) — e, no Estado do Rio de Janeiro, ainda o feriado de São Jorge no dia 23, muita gente já está de olho em emendar a folga e conquistar um verdadeiro feriadão prolongado. Para quem conseguir “enforcar” o dia 22, serão seis dias consecutivos de descanso. Mas como relaxar sem culpa e, principalmente, sem deixar pendências acumuladas?
A diretora da ANB (Associação de Negócios do Brasil) no leste fluminense, Daniele Rodrigues, especialista em liderança e gestão do tempo, garante que é possível descansar com tranquilidade — seja a pessoa empreendedora, profissional CLT, autônoma ou alguém cansado da correria do dia a dia.

“Descansar não é luxo, é necessidade. A culpa geralmente vem da falta de planejamento. Quando nos organizamos antes, conseguimos aproveitar melhor o tempo livre, com a mente mais tranquila”, afirma Daniele.
Segundo a especialista, muitos donos de negócios têm dificuldade de se desligar, mas isso pode (e deve) ser trabalhado. “Se o seu negócio vai continuar funcionando, é essencial deixar tudo bem alinhado com os colaboradores, definindo responsáveis por cada área e combinando canais de contato apenas para emergências. Se for fechar, avise os clientes com antecedência, deixe as redes sociais programadas e revise os processos para retomar sem atropelos”, orienta.
Daniele recomenda que profissionais que atuam com metas e entregas organizem a semana anterior com foco nas prioridades. “Antecipe o que puder e evite marcar compromissos muito pesados logo no retorno. Um planejamento bem feito evita aquele sentimento de ‘pagar caro’ depois por ter descansado”, comenta.
Abaixo uma lista com cinco dicas práticas para se organizar melhor e aproveitar o feriadão:
Faça uma lista e categorize por urgência e emergência.
Evite começar tarefas novas antes do feriado e concentre se em concluir o que está em andamento;
Combine melhor os prazos com clientes e equipe;
Deixa casa ou trabalho limpo antes de sair;
Reserve um bloco de tempo ao retornar para reorganizar e se inteirar de tudo
Priorize os momentos offline;
Vai viajar ou descansar em casa?
O importante é que o feriado cumpra seu papel de recarregar as energias. “Quem for viajar precisa se preparar com antecedência para não sair às pressas e esquecer documentos, compromissos ou gastar além da conta. Já quem vai ficar em casa, pode criar pequenas rotinas de bem-estar, como leitura, lazer, autocuidado… mas sem cobrança. Às vezes, descansar também é não fazer nada e está tudo bem com isso”, afirma Daniele.
Ela ainda reforça que é possível viver um feriado mais leve mesmo sem viajar. “A produtividade não é sobre fazer mais, e sim sobre fazer o que importa. E, em alguns momentos, o que importa é apenas parar e respirar.”.