
Foto/Divulgação
Ao completar 10 anos à frente da administração da obra, a concessionária Ecovias Ponte e a produtora Pas des Deux Projetos criam o novo espaço cultural da cidade, o Memorial Ponte Rio-Niterói e apresentam a exposição Ponte Rio-Niterói: uma Ponte entre Histórias
Com a proposta de resgatar e preservar a memória de um relevante patrimônio nacional, será inaugurado na cidade de Niterói o novo centro cultural Memorial Ponte Rio-Niterói com a exposição inédita Ponte Rio-Niterói: uma Ponte entre Histórias em cartaz entre dias 30 de abril e 30 de julho, na rua Mario Neves, 01, Ilha da Conceição, Niterói, Rio de Janeiro. Estará aberta para visitação de terça a sábado: das 9 às 12 horas e das 14 às 17 horas. Mais dados estão no site www.memorialponterioniteroi.com.br . Desde o dia 16 de abril um recorte da mesma exposição está disponível na cidade do Rio de Janeiro, no Centro Cultural Correios. Será um bom motivo para o carioca e os turistas atravessarem a Ponte e conhecerem o novo Memorial Ponte Rio-Niterói. No Rio, as visitas estão abertas ao público, de terça a sábado, do meio-dia às 19h .
Para facilitar o acesso aos dois locais, aos sábados os visitantes contarão com transporte gratuito entre as duas cidades para visitar ambos os espaços da exposição. O projeto de montagem das mostras é uma realização por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura. Ver mais informações no serviço, no final deste texto. A iniciativa apresentará a história da Ponte, com destaque para o território onde foi construída, a Baía de Guanabara, os povos originários e sua ocupação posterior, a relação das cidades do Rio de Janeiro e Niterói, além de dados técnicos da construção da Ponte, seus trabalhadores e a engenharia por trás da construção.
Em Niterói – óculos de realidade virtual
A mostra em Niterói também reúne documentos e fotografias históricas, além de informações sobre os impactos econômicos gerados após a construção da ponte, os responsáveis por sua manutenção e gestão ao longo dos anos e diversas curiosidades. Recursos lúdicos e interativos completam a visita. Atrativo à parte, óculos de realidade virtual possibilitam experiências sensoriais e revelam a Ponte vista por cima e detalhes da estrutura interna da obra. A exposição trará objetos do acervo do DNIT – Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes, órgão do governo ligado ao Ministério dos Transportes, que detém o acervo da Ponte. No site do Memorial da Ponte (www.memorialponterioniteroi.com.br) as pessoas terão livre acesso a documentos digitalizados deste acervo, além de um compilado de pesquisas acadêmicas realizadas sob o tema da Ponte Rio-Niterói. A proposta é para facilitar o acesso e a preservação da história deste grande patrimônio brasileiro que é a Ponte Rio-Niterói.
Músicas e pinturas
No passeio pela exposição em Niterói, o visitante poderá ouvir e conhecer algumas músicas da época, além de obras contemporâneas que tem a Ponte como cenário, como “A Ponte Rio Niterói”, de Marcus Pitter; “Rio Babilônia”, de Jorge Ben Jor e “Amor do Rio”, de Tom Zé. Na área das artes plásticas, também poderão ser apreciadas obras como a reprodução de pinturas com a paisagem da Baía de Guanabara e a reprodução da obra de Leandro Joaquim, 1790: “Vista da esquadra inglesa”.
Fonte: Maurício Barreira