Stand Glocal 3

Foto/Divulgação

Glocal começa neste sábado (9/7) e terá ainda show de drones e imersão  audiovisual, dentro de um domo  

Que tal entrar num barco, passear pela Baía de Guanabara e ser capaz de ver como ela ficará no futuro, após a construção de um cinturão de proteção para impedir o derrame de esgoto sem tratamento? É o que a Águas do Rio e o Instituto Aegea vão proporcionar aos visitantes de seu stand na Glocal Experience, que acontece entre os dias 9 e 17 de julho, na Marina da Glória. O passeio, com direito a imagens 360° através de óculos de realidade virtual, será umas das atrações do evento, que tem como objetivo debater os rumos para um futuro sustentável, além de engajar a sociedade na busca por soluções que não levem ao esgotamento dos recursos naturais.  

 

O encontro é mais do que uma forma de marcar os 30 anos da Rio92: a Glocal, uma exposição seguida de conferência, será um laboratório de inovação social até o ano de 2030, promovendo a escuta e o diálogo horizontalizado, dando voz às mais diferentes camadas da sociedade. A conferência, com os debates e a escuta social, começa no dia 13, com um show de drones seguido da exibição do documentário “A água que falta”, ambos organizados pela Águas do Rio. O evento contará, ainda, com a exposição de cubos que ilustram os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas – os cubos serão grafitados na Marina. Os cubos já passaram por Manguinhos, São Gonçalo, Nova Iguaçu e Copacabana, como uma prévia da iniciativa. 

 

A Baía de Guanabara será um dos símbolos do projeto, já que os participantes poderão acompanhar a sua recuperação, ao longo dos anos. “Para pensarmos em um futuro sustentável temos que agir agora. E é o que estamos fazendo. Seja levando água potável e coleta e tratamento de esgoto, principalmente para áreas mais vulneráveis, ou recuperando córregos, rios e ícones ambientais como a Baía de Guanabara. O acesso ao saneamento básico é essencial para a construção desse futuro que queremos”, afirmou o presidente da Águas do Rio, Alexandre Bianchini.  

A empresa ainda proporcionará uma experiência imersiva audiovisual em um domo. O espaço receberá grupos de 30 pessoas, que verão um vídeo de três minutos, projetado na tenda, sobre os desafios da humanidade relacionados ao nosso planeta. A concessionária também será responsável pela distribuição de água para os participantes do encontro e estará presente nos debates no dia voltado à água, com temas como segurança hídrica, universalização do saneamento e justiça social. 

  

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *