
Foto:Divulgação
Enquanto a animação brasileira ainda é fortemente associada ao público infantil, a Noches segue um caminho diferente. Inspirado no modelo japonês de produção, o estúdio quer expandir as possibilidades do setor e criar uma identidade própria para os animes brasileiros.
“O Brasil não precisa apenas produzir animação infantil. Existe um público jovem e adulto ávido por esse tipo de conteúdo, mas sem opções nacionais”, afirma Mab Castro. Para ela, o desafio vai além da criação: “O mercado ainda enxerga a animação como um produto exclusivamente infantil, e isso limita os investimentos no setor”.
O impacto da Noches Produções
Em 2023, o estúdio lançou o piloto de Genius, primeiro anime brasileiro produzido integralmente dentro do modelo japonês. A divulgação da produção conseguiu alcançar organicamente mais de 4 milhões de pessoas, nas redes, pois os grandes portais de notícias especializados em Cultura Geek acharam muito interessante a prodção de um produto voltado para o público jovem-adulto, um indicativo de que há demanda reprimida para esse tipo de conteúdo no Brasil.
“No Japão, empresas privadas financiam animes e repartem os lucros por meio do modelo de Comitê de Produção. No Brasil, a indústria ainda não estruturou um modelo viável para animações fora do segmento infantil”, explica Carlos Vizeu.
O crescimento das plataformas de streaming tem aberto espaço para produções independentes, tornando a estratégia da Noches uma aposta promissora. O sucesso de Genius reforça que há interesse por produções brasileiras voltadas a um público mais maduro.
O futuro da animação brasileira
O diferencial da Noches Produções está na fusão entre a estética japonesa e as histórias enraizadas na cultura brasileira. “Nosso objetivo é tornar nossas narrativas um produto exportável, assim como Japão e Coreia fizeram com animes e k-dramas”, comenta Mab Castro.
Ainda há desafios para consolidar esse segmento no Brasil, mas o avanço de produções independentes e a receptividade do público mostram que a animação nacional pode ir além do infantil. No Dia Mundial do Desenhista, a Noches Produções simboliza uma nova fase para a animação brasileira, desafiando o mercado e ampliando as possibilidades do setor.
Fonte: Luana Clara/La Presse