Alunos de escola cívico-militar de São Gonçalo simulam noticiário e dão dicas de prevenção contra a doença
Um grupo de alunos do Colégio Estadual Cívico-militar Coronel PM Marcus Jardim, em São Gonçalo, Região Metropolitana do Rio, recriou um telejornal para informar e conscientizar a comunidade escolar sobre o combate à dengue.
Os estudantes reproduziram tudo o que é feito no estúdio, com direito a apresentadoras, repórteres, cinegrafistas e entrevistados, além de bancada e vinheta. O grupo tinha a responsabilidade de conscientizar os “telespectadores” sobre a epidemia que o estado do Rio de Janeiro enfrenta e a luta contra o mosquito transmissor da doença, o Aedes aegypti.
O estudante Kaio Antunes, de 15 anos, ajudou na produção do telejornal. Ele contou que sonha em ser jornalista e considera fundamental a criação de iniciativas como essa.
— Sempre quis seguir a profissão. Principalmente, porque gosto de informar as pessoas. A dengue é uma realidade, por isso precisamos nos conscientizar — disse Kaio, que está na 2ª série do Ensino Médio.
Ao longo do telejornal, os alunos traziam dicas de prevenção contra a doença, principais sintomas e estatísticas da epidemia.
Ações da Campanha ‘Dengue? Aqui não!’
Durante o mês de fevereiro, outras atividades pedagógicas estão sendo realizadas na unidade escolar, como confecção de cartazes e maquetes, panfletagens e criação de vídeos informativos. As ações fazem parte da campanha ‘Dengue? Aqui não!’. O professor de Biologia Everson Gomes é o responsável por comandar as atividades no colégio.
— Foi proposto pela direção a realização de ações que pudessem conscientizar sobre a doença. Em sala de aula, trocamos e achamos ideal focarmos na atualidade, já que nossos alunos gostam de usar as novas tecnologias — disse Everson.