Seeduc-rj2

Fotos/Divulgação: Ellan Lustosa / divulgação Seeduc-RJ

Competição premiou alunos pelo melhor lançamento e reuniu 64 equipes de todo o país
Estudantes do Colégio Estadual Professor José de Souza Marques, em Brás de Pina, na Zona Norte do Rio, e do Ciep 117 Carlos Drummond de Andrade, Brasil – Estados Unidos, em Nova Iguaçu, na Baixada Fluminense, foram premiados com a medalha de prata na 52ª Jornada de Foguetes, realizada entre os dias 5 e 8 de agosto, em Barra do Piraí, no Sul Fluminense do estado. A conquista veio após os alunos terem conseguido bom desempenho no lançamento de foguetes à base de garrafas pet.
A competição, promovida pela Olimpíada Brasileira de Astronomia desde 2009, contou com a participação de 64 equipes de todo o Brasil.
Heloísa Oliveira, de 17 anos, fez dupla com Lohany Pereira, de 18, e competiram pelo nível 4, na modalidade de foguete à base de bicarbonato e vinagre. Ela não conseguia esconder a alegria pela segunda colocação no pódio.
— Estamos muito felizes com a vitória. Foi um trabalho construído a longo prazo, que fomos aperfeiçoando e melhorando a cada dia. Esta medalha é para o nosso professor e toda a comunidade escolar — comemorou Heloísa, aluna do Colégio Estadual Professor Souza Marques.
Fotos/Divulgação: Ellan Lustosa / divulgação Seeduc-RJ
Hercílio Pereira Cordova, professor de Física do Souza Marques, destacou a união da equipe e de toda a escola para a conquista da medalha.
— Esta já é a nossa quarta participação na Jornada de Foguetes. A disputa mostra que existem muitas outras oportunidades de aprendizado fora do colégio. Principalmente, demonstra aos alunos que há possibilidade de irem além, em busca dos seus sonhos — disse o professor.
Já o Ciep 117 Carlos Drummond de Andrade estreou na competição este ano com o pé direto.

— Nós começamos com um nível muito amador de foguete. E, hoje, estar entre os melhores desta competição e poder olhar como o nosso foguete ficou é bastante gratificante. Estamos muito orgulhosos — contou a estudante Gabriele Almeida, dizendo estar muito feliz com a trajetória da equipe.

A programação da 52ª Jornada de Foguetes contou com palestras e oficinas práticas sobre astronáutica, astronomia e ciências afins com astrônomos e especialistas, observação das constelações, apresentação de alunos e lançamento de foguetes numa pista de pouso.
A secretária de Estado da Educação do Rio de Janeiro, Roberta Barreto, parabenizou os estudantes pelo ótimo desempenho e destacou a importância de atividades fora dos muros da escola.
— Nossos alunos estão de parabéns pelo excelente resultado conquistado em Barra de Piraí. Foi uma oportunidade única e cheia de aprendizado. Tenho certeza de que eles levarão, para sempre, os conhecimentos adquiridos ao longo desses dias de Jornada de Foguetes — disse a secretária.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *