WhatsApp-Image-2025-02-18-at-17.17.27

Foto/Divulgação: Bernardo Gomes

Programa oferece bolsas integrais aos alunos, como investimento na melhoria da saúde pública da cidade

 

Os 50 alunos que receberam as bolsas integrais para cursar medicina, por meio do programa Passaporte Universitário, começaram a estudar nesta terça-feira (18/02). A aula inaugural foi realizada no auditório da Faculdade de Ciências Médicas, no bairro do Flamengo.

Para o secretário de Educação do município, Rodrigo Moura, que participou do encontro, é um momento de grande vitória para a educação pública em Maricá, com benefícios para a rede de saúde da cidade. Os novos médicos vão contribuir para o aumento da qualidade do atendimento à população.

“Estamos formando uma geração de médicos comprometidos com a nossa cidade e com a população. Esse é um investimento não apenas na educação, mas também na qualidade da saúde que oferecemos aos nossos cidadãos. Eu sou professor e espero ver vocês aqui, somando, com a educação e com o município”, disse o secretário.

Foto/Divulgação: Bernardo Gomes

Os alunos terão acesso a uma estrutura moderna, corpo docente qualificado e a possibilidade de atuar em unidades de saúde da região ao longo da graduação. Para Ellen Vieites, de 19 anos, caloura do curso, o programa Passaporte Universitário oferece uma experiência transformadora. “Sempre sonhei em ser médica, mas sabia das dificuldades. O projeto me deu essa oportunidade e agora quero retribuir com muito estudo e dedicação”, disse a moradora de São José do Imbassaí.

O início das aulas foi celebrado com uma recepção especial, com a presença de autoridades municipais: o secretário de Saúde Marcelo Velho; a vereadora Adriana Costa; o vereador Hadesh; as representantes da Universidade de Maricá, Denize Cardim e Leonina Avelino; o presidente da Fundação Educacional Severino Sombra, Gustavo Oliveira; o superintendente de Medicina da Fundação Educacional Severino Sombra, João Carlos de Souza; o superintendente acadêmico, Marco Antonio Soares; além dos próprios estudantes que demonstraram entusiasmo e gratidão pela oportunidade.

Foto/Divulgação: Bernardo Gomes

Passaporte Universitário

Com quase seis anos de existência, o Passaporte Universitário já concedeu mais de 10 mil bolsas de estudo integrais de ensino superior em universidades privadas. Do total, 2.515 alunos já se formaram e R$ 433 milhões foram investidos na iniciativa.

A última cerimônia para entrega dos certificados aos contemplados foi em fevereiro de 2024, quando foram entregues 3.070 bolsas para diversas graduações e cursos de pós-graduação.

O Passaporte Universitário visa fomentar o desenvolvimento socioeducativo do município para combater as desigualdades sociais, contribuir para a formação do cidadão em todos os aspectos e gerar emprego e renda. Para isso, o programa estabelece parcerias com instituições de ensino, com ou sem fins lucrativos.

Foto/Divulgação: Bernardo Gomes

No momento, quatro universidades particulares estão credenciadas no programa: Universidade Estácio de Sá, UniLaSalle, Universidade de Vassouras e Centro Universitário Serra dos Órgãos (Unifeso). Juntas, elas oferecem 37 cursos de graduação.

Dentre os cursos estão: Administração; Administração Pública; Análise de Desenvolvimento de Sistemas; Arquitetura; Biomedicina; Ciências Contábeis; Direito; Educação Física; Medicina; entre outros.

Já os cursos de pós-graduação são oferecidos pela Universidade Estácio de Sá, Universidade de Vassouras e Fundação Getúlio Vargas. Ao todo, são 20 cursos: Saúde Mental; Dependência química e promoção da saúde; Saúde da Família; Controladoria Empresarial; MBA em Gestão Estratégica de Negócios em Tempo de Mudanças; Enfermagem Neonatal; Gestão e Cálculo de Projetos de Engenharia de Estruturas; entre outros.

Os interessados em participar do programa devem aguardar a divulgação das vagas, com os requisitos necessários, nos canais oficiais da Prefeitura de Maricá (Jornal Oficial de Maricá, site e redes sociais).

 

 

Fonte: marica.rj.gov.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *