
Foto/Divulgação: Seeduc-RJ
Maria Letícia, aluna do Ciep 056 Custódio Siqueira, de Campos do Goytacazes, foi selecionada para o trabalho no programa de pós-graduação da universidade
Mais um grande destaque da rede estadual de educação. A aluna Maria Letícia Barreto Silva, da 2ª série do Ensino Médio do Ciep 056 Custódio Siqueira, de Campos do Goytacazes, no Norte Fluminense, foi selecionada para atuar em uma pesquisa da Universidade Federal Fluminense (UFF) sobre a mídia no interior do estado. O trabalho já começou, e a aluna participou de algumas reuniões com o grupo de pesquisa, leu alguns materiais e está começando a fazer um diário de campo.
– Tem sido uma jornada incrivelmente surpreendente para mim. Isso também influencia bastante na minha futura carreira acadêmica e acrescenta pontos indiscutíveis ao meu currículo, visto que cada nova atividade dentro desse campo expande minha mente e me deixa à frente do meu tempo, acabando por fornecer uma vantagem que nem todos têm acesso. Devido à oportunidade, agora tenho acesso ao conhecimento específico e obtive a disponibilidade de entender mais sobre a minha própria cidade, os algoritmos e o cotidiano, dando importância ao meu redor e abrindo os meus olhos para a sociedade atual – afirmou a estudante de 17 anos.
A ação integra o Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional, Ambiente e Políticas Públicas (PPGDAP) da faculdade federal. Tudo começou quando a coordenação da pesquisa pensou em ter um aluno do distrito de Guarus integrando a equipe. Eles entraram em contato com a direção da unidade por intermédio da professora Lenitha Lima, que realiza um trabalho voluntário na UFF Campos.
– A oportunidade de ter uma aluna bolsista integrando uma equipe de pesquisa da UFF Campos é motivo de muita alegria. Sei que essa experiência está sendo muito importante para Maria Letícia, pois será um diferencial na vida acadêmica da aluna. Para mim, também é uma experiência nova e muito bacana, ainda mais sendo professora de projeto de pesquisa na modalidade Inovador da nossa escola. Acompanho de perto as tarefas e o rendimento da Maria Letícia dentro da pesquisa desenvolvida, estou aprendendo muito também nesse processo. Vejo o quanto isso está contribuindo na sua formação e como essa prática vai ajudar quando ela ingressar na faculdade – comentou Lenitha, que é supervisora das disciplinas de Biologia e Química dos tutores de um projeto de extensão preparatório para Enem.

O perfil de Maria Letícia se encaixou muito bem nos quesitos solicitados, e o fato de ela cursar uma disciplina voltada para a pesquisa foi muito importante, pois, assim, ela chegaria à equipe com algumas noções de metodologia de pesquisa científica. Após passar por entrevista na UFF, a aluna começou a fazer parte da pesquisa, recebendo uma bolsa de iniciação científica a nível médio.
– Letícia é uma moça muito aplicada, tem se dedicado à leitura, se esforçado para fazer seu diário de campo, suas entrevistas, sua observação e, o mais bacana, trazendo sua experiência com as aulas da escola para a pesquisa. É realmente um intercâmbio. O nosso objetivo é identificar quais bairros, distritos e partes da cidade aparecem nas postagens de determinados perfis de Instagram da cidade de Campos para fazermos uma análise de enquadramento. Isso nos ajudará a perceber partes visíveis e invisíveis da cidade e como elas são representadas pela mídia local. Está sendo uma satisfação muito grande trabalhar com essa jovem e, em breve, teremos a participação em um primeiro evento, um seminário do mestrado, quando ela poderá apresentar como está sendo feita sua investigação – destacou a Profª. Dra. Jacqueline Deolindo, coordenadora da pesquisa

No próximo dia 10, a estudante vai apresentar a parte dela da pesquisa no PPGDAP, que visa contribuir para a produção científica, o debate conceitual, político e ético em uma perspectiva crítica do desenvolvimento, assim como de suas consequências e conflitos em suas dimensões local, regional e global.
– Nós, do Ciep 056 Dr. Custódio Siqueira, estamos muito orgulhosos da estudante Maria Letícia, destaque no Ensino Médio, por estar participando do projeto de pesquisa vinculado ao Programa de Bolsas de Iniciação Científica da UFF. Certamente, essa experiência resultará numa aprendizagem significativa, que fará a diferença em sua formação acadêmica – completou a diretora-geral do Ciep de Campos, Rita de Cássia Pacheco Rangel.