Por conta da pandemia, todo o evento ocorreu de forma virtual.Natural de Resende, no interior do Rio, Gabriel Guia é formado em direito pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), na qual foi um dos fundadores da Sociedade de Debates da UFRJ (SDUFRJ), a primeira da cidade do Rio. Atualmente ele é estudante de economia na Universidade Federal Fluminense (UFF), em Niterói.
Nome conhecido no movimento nacional de debates, Guia, como é conhecido pelos amigos, já coleciona uma série de títulos em campeonatos de debates competitivos, além de ter diversas premiações individuais de melhor debatedor. Em 2019, ele e sua dupla, Isabela Refkalefsky, foram vice-campeões do Campeonato Brasileiro de Debates (CBD), organizado pelo IBD, onde também conquistaram o título de melhor sociedade de debates do Brasil para a SDUFRJ.
Agora, o resendense passa a ser destaque no movimento de debates internacional. De acordo com o Instituto Brasileiro de Debates, essa é a primeira conquista brasileira no cenário mundial.
“É uma conquista muito grande para mim, porque há muito tempo me dedico aos debates e sempre busquei incentivar e promover essa cultura dentro e fora do mundo universitário. Ser o primeiro brasileiro a conseguir isso dentro de um torneio com mais de mil pessoas de diversos continentes, de diversas universidades reconhecidas, é algo magnífico!”, diz Gabriel.
Ele também apontou que a conquista tem uma grande importância para todo o cenário nacional de debates universitários.
“Essa conquista representa também um esforço coletivo do movimento de debates brasileiro, que quis melhorar, expandir os horizontes e tentar cada vez mais levar a cultura de debates ao meio universitário, ao meio secundarista e também à sociedade de modo geral, porque isso forma pessoas mais engajadas. No Brasil, ainda é um movimento jovem se comparado aos demais países, onde alguns já têm mais de 100 anos de história. Temos, por exemplo, figuras como Barack Obama e Jacinda Ardern, que fizeram parte de sociedades de debates. Ver que temos esse tipo de movimento no Brasil crescendo cada vez mais é algo gratificante”, destacou.