Governador Cláudio Castro entregou certificado à prefeitura e visitou obras na cidade
O Governo do Estado fez, nesta terça-feira (24/08), o repasse ao município de São Gonçalo, de parte do valor arrecadado com a concessão dos serviços de saneamento. Ao todo serão R$ 1.023.216.690,80. A 1ª parcela (65%) foi paga, a 2ª parcela (15%) será paga ao final da operação assistida e a 3ª e última parcela (20%) em 2025. O município passará a ser atendido pela empresa Águas do Rio, do grupo Aegea, que arrematou o bloco 1 da concessão, grupo em que o município está inserido. O governador Cláudio Castro entregou ao prefeito de São Gonçalo, Capitão Nelson, o certificado com o valor da outorga.
– Nós estamos levando dignidade ao povo, não haverá mais desunião no Rio de Janeiro. Levar água, saneamento básico, reabrir restaurantes populares, concluir obras em rodovias é fazer valer os direitos dos cidadãos. De cinco a 12 anos teremos mais de 99% das pessoas com água em casa e mais de 95% de esgoto tratado. Nós estamos trabalhando duro e o nosso estado vai decolar – destacou Cláudio Castro.
O prefeito de São Gonçalo, Capitão Nelson, enfatizou que a população sai ganhando com a parceria com o governo do estado.
– Esses recursos serão usados de forma transparente, a população vai acompanhar tudo de perto. Quero agradecer a parceria do governo do estado que está possibilitando que nós possamos mudar a realidade dos cidadãos do município de São Gonçalo – disse o prefeito.
O período do trabalho de transição entre a Cedae e as concessionárias, chamada de operação assistida, teve início na semana passada, logo após as assinaturas dos contratos. Este processo deve durar entre seis e nove meses.
Também em São Gonçalo, o governador Cláudio Castro participou da inauguração da Praça das Pedrinhas. O local recebeu uma quadra poliesportiva e arquibancadas, além da conclusão da instalação do piso por toda a extensão da nova praça. Castro visitou ainda obras de recapeamento no bairro Boa Vista. A pavimentação na Avenida Joaquim de Oliveira, próximo à BR-101, segue até o Centro de São Gonçalo. As melhorias foram viabilizadas por meio de uma parceria entre a prefeitura e o Departamento de Estradas de Rodagem (DER-RJ), que fornece insumos para a produção do asfalto.