unnamed (22)

Foto/Divulgação: MetrôRio

Iniciativa faz parte do cronograma de atividades do órgão para celebrar o mês do idoso e conta com campanhas de conscientização contra a violência à pessoa idosa 

Nesta segunda-feira (02/10), o MetrôRio recebe um mutirão, promovido pela Fundação Leão XIII, do Governo do Estado, com diversos serviços gratuitos para toda a população. A iniciativa faz parte de uma série de ações do órgão, neste mês de outubro, para celebrar o Dia Nacional do Idoso, comemorado no domingo (01/10); e os 20 anos do Estatuto do Idoso.

Durante a mobilização no sistema metroviário, que acontece no mezanino da estação Central do Brasil/Centro, no acesso B, das 9h às 16h, as equipes de atendimento do Fundação Leão XIII vão oferecer, por meio do projeto “Fundação + Perto de Você”, emissões de segunda via de documentos. Os interessados poderão tirar RG, certidões de casamento, nascimento e óbito, além de habilitação para casamento no civil e receber orientações sobre o Vale Social. Como a data também celebra o Dia Internacional da Não Violência, as equipes da fundação vão aproveitar a ação no metrô para realizar também uma campanha sobre os tipos de violência contra os idosos e como denunciar os casos.

 

Com esse projeto, conseguimos ir até a população em diversos locais do estado, facilitando a logística daqueles, que muitas vezes, por conta do trabalho ou da distância, não conseguem ir a uma das unidades de atendimento da Leão XIII ou mesmo não sabem dos seus direitos à documentação gratuita. Só este ano, já foram mais de 156 mil isenções entre atendimentos no projeto itinerante e nas nossas unidades”, destaca Luciana Calaça, assistente social e presidente da Fundação Leão XIII.

Foto/Divulgação: MetrôRio

A programação ao longo da semana ainda conta com outras ações sociais e atividades culturais para idosos acolhidos nos dois abrigos atendidos pela Leão XIII, como a Vila Residencial dos Idosos de Sepetiba e o Centro de Recuperação Social de Campo Grande. Também serão promovidos passeios para cerca de 90 idosos, que visitarão, pela primeira vez, lugares turísticos do Rio, como o Theatro Municipal, no Centro; Corcovado, na Urca; e o Museu Imperial de Petrópolis, na Região Serrana.

 

Buscamos trazer essa vivência, o que é muito importante para não perderem o vínculo com a sociedade. Este ano, eles conheceram a praia pela primeira vez e foi muito emocionante. Além do cuidado físico e garantia de direitos deles, o cuidado emocional feito pelas nossas equipes multiprofissionais é fundamental para melhorar a qualidade de vida. É a humanização da cidadania na prática”, enfatiza Luciana Calaça.

 

 Documentos necessário para a emissão das segundas vias e casamento no civil: 

RG: certidão de nascimento ou casamento original;

Certidão de casamento: documentos originais dos cônjuges e data do casamento.

 

 Certidão de nascimento:  

– Emitida no Estado do Rio de Janeiro: cópia da certidão ou dados e o local onde o registro de nascimento foi feito;

– Emitida em outro estado do Brasil: cópia ou dados da certidão (livro, folha e termo) ou informações de onde foi registrada (município e estado) e a data de nascimento.

 

Certidão óbito:  

– Dados do falecido e data do óbito. A gratuidade é dada somente para mãe, pai, marido, esposa ou filho do falecido, com documentação que comprove o parentesco direto;

 

 Habilitação para casamento:  

– Presença do casal com as certidões de nascimento, carteiras de identidade e CPF de ambos.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *