Cristiane Coelho alerta sobre os riscos do HPV e a necessidade de exames regulares e destaca a importância da detecção precoce para a saúde feminina
A Campanha do Outubro Rosa é uma iniciativa mundial, criada com o objetivo de alertar e conscientizar as mulheres sobre a importância do diagnóstico precoce e da prevenção do câncer de mama e mais recentemente, do câncer do colo de útero (CCU). Também chamado de câncer cervical, o CCU é o terceiro que mais atinge mulheres no Brasil. A ginecologista Cristiane Coelho comenta sobre a doença e a importância da sua prevenção.
“O câncer de colo de útero está diretamente ligado ao vírus HPV, que é transmitido principalmente através do contato sexual. A grande maioria das infecções por HPV não causa sintomas e, em muitos casos, o sistema imunológico elimina o vírus naturalmente. No entanto, algumas cepas podem persistir e levar ao desenvolvimento de lesões precoces, que, se não tratadas, podem evoluir para câncer”, comenta a doutora.
Segundo o Instituto Nacional do Câncer (INCA), a infecção por HPV é comum e estima-se que aproximadamente 80% das mulheres sexualmente ativas irão adquiri-la ao longo de suas vidas. “Por isso, é essencial que todas as mulheres ativas sexualmente realizem o exame Papanicolau regularmente e considerem a vacinação contra o HPV. A prevenção é a chave, e a informação adequada sobre transmissão e detecção precoce pode fazer toda a diferença na saúde da mulher”, conclui Cristiane Coelho.
É possível realizar a detecção precoce através do exame citopatológico do colo do útero, na consulta com o ginecologista anualmente.
Serviço:
Site: https://dracristianecoelho.
Fonte: Isabella Albertini