Fechado desde 2015, CVT vai oferecer cursos profissionalizantes para mil alunos por ano
Moradores da Vila Kennedy, na Zona Oeste, finalmente verão o Centro Vocacional Tecnológico (CVT) da comunidade em funcionamento. A pedido do deputado Márcio Gualberto, novo líder do PSL na Alerj, o secretário de Ciência e Tecnologia, Dr. Serginho, assumiu o compromisso de abrir a unidade da Faetec (Fundação de Apoio à Escola Técnica) em março de 2021.
Nesta quarta-feira (16/12), após a garantia do governo, o parlamentar visitou o espaço acompanhado do presidente da Faetec, João Carrilho, de engenheiros e de coordenadores pedagógicos para verificar as instalações e analisar quais obras de readequação que precisam ser feitas. O espaço foi inaugurado no início de 2015, mas nunca recebeu alunos.
“Luto pela abertura dessa Faetec há dois anos, pois via que estava se deteriorando. É uma escola técnica com capacidade para atender até mil alunos por ano e será um importante instrumento de qualificação dos moradores da região, principalmente os jovens, que terão mais condições de entrar no mercado de trabalho. Tenho certeza que esse CVT fará diferença na vida de muitas famílias”, afirmou Márcio Gualberto.
De acordo com o presidente João Carrilho, a abertura da unidade da Vila Kennedy se tornou uma das prioridades de sua gestão. A escola vai oferecer cursos de Operador de Computador, Instalador e Reparador de Refrigeração e Climatização Doméstica, Soldador no Processo MIG/MAG, Soldador no Processo TIG em Aço, Soldador no Processo Oxiacetilênico, Assistente Administrativo, Assistente de Recursos Humanos, Assistente de Logística, Recepcionista, Inglês e Espanhol. A duração varia de 10 e 20 semanas.
O CVT vai atender moradores dos bairros próximos e comunidades, como Catiri, Jardim Bangu, Coqueiros, Santíssimo, Carobinha e Gericinó. Entre as instalações que serão reformadas estão seis salas de aula, um auditório multimídia, cinco laboratórios para os cursos destinados às áreas de Solda, Eletricista, Refrigeração e Informática, além de espaços para a equipe administrativa.