A Escola Municipal de Artes Professor Washington Luiz José da Costa iniciou a programação do Outubro Rosa, mês de conscientização e prevenção ao câncer de mama, com a exposição “Asas do Voluntariado”, que conta com itens confeccionados pelos próprios alunos do espaço gerido pela Prefeitura de Itaboraí, por meio da Secretaria Municipal de Educação (SEMED).
Confeccionados por alunas, funcionários e voluntários da Escola Municipal de Artes Professor Washington Luiz José da Costa, os itens fizeram parte do projeto Outubro Rosa deste ano. Entre os objetos expostos, esteve a almofada em forma de coração, chamada de ‘coração do bem’ pela escola, usada para auxiliar no tratamento pós-cirúrgico do câncer de mama, e as mamas de crochê.
A diretora da Escola Municipal de Artes, Verônica Antunes, afirmou que a exposição marca o início de uma programação recheada de atividades durante o mês de outubro em Itaboraí.
“A exposição é a culminância de um projeto lindo realizado por alunas da nossa Escola Municipal de Artes. Temos que parabenizar as nossas alunas por todo o empenho durante esse projeto que começou no início do ano e ressaltar a importância de ações de conscientização e prevenção ao câncer de mama no município. Quero ressaltar a importância do trabalho voluntário neste projeto da escola. Minha total gratidão a todas que doam materiais, tempo e energia boa para esse projeto, transformamos a vida das pessoas”, disse a diretora.
A apresentação da exposição, realizada nesta terça-feira (03/10), contou com a participação do coral das Amigas do Peito, grupo de mulheres que estão lutando e venceram o câncer de mama. A coordenadora do projeto Outubro Rosa da Escola Municipal de Artes, Beth Motta, ressaltou a importância da confecção das almofadas em forma de coração para as mulheres que estão passando pelo tratamento do câncer de mama.
“Essa exposição é fruto de um trabalho maravilhoso feito por essas mulheres guerreiras e que abraçam o nosso projeto. E um dos itens confeccionados é a almofada em forma de coração que evita um edema que pode persistir para sempre na mulher. O ‘coração do bem’ tem enchimento para que a mulher possa apoiar o braço. O nosso trabalho é feito com muito amor e carinho e eu só posso agradecer e parabenizar todas as nossas alunas”, concluiu.
O câncer de mama é uma doença resultante da multiplicação de células anormais da mama, que forma um tumor com potencial de invadir outros órgãos. Se descoberto no início, por meio dos exames de rastreio, mamografia e ultrassonografia, há mais chances de ser curado. Em caso de sintomas, para buscar um atendimento em Itaboraí, basta procurar a unidade de saúde mais próxima de sua residência, munido de CPF ou cartão do SUS.
Secretaria de Comunicação da Prefeitura de Itaboraí