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Fotos/Divulgação: Jessica Nunes

Proposta pedagógica tem como objetivo criar um ambiente escolar mais sustentável através do manejo de abelhas
Você sabe o que é um meliponário? É um local que serve de abrigo para as colmeias de abelhas Jataí, uma espécie nativa do Brasil, conhecida por não possuir ferrão. As abelhas em geral são responsáveis pela polinização da flora, um trabalho essencial para a manutenção de todo o nosso ecossistema. Foi pensando no futuro do planeta que os alunos do Ciep 441 – Mané Garrincha, em Magé, na Baixada Fluminense, criaram o meliponário. A proposta pedagógica tem o objetivo de aproximar os estudantes da natureza, construir um ambiente escolar mais sustentável e consciente, além de contribuir para a recuperação do ecossistema.
O meliponário foi construído no fundo da unidade escolar, em um espaço devidamente apropriado, podendo ser visitado e manejado pelos alunos. Para atrair as abelhas, os estudantes espalham garrafas pets em árvores, esse material serve como isca, onde fica por um tempo até ser transferido para caixas colmeias, local onde acontece toda a produção do mel. 
Fotos/Divulgação: Jessica Nunes

 

Com o manejo sustentável das abelhas sem ferrão, os estudantes são engajados em práticas de gestão de resíduos, consumo consciente e preservação da biodiversidade.
Carolina Rossoni, de 16 anos, está na 2ª série do Ensino Médio e é umas das alunas que estão à frente do projeto. Ela conta que já notou mudança para melhor no comportamento de muitos colegas da turma.
— Participar desta iniciativa tem sido muito importante para mim, já que tem nos ajudado até no nosso desenvolvimento escolar. Para nos mantermos no projeto, é necessário que a gente tire nota boa — diz a jovem que, após a criação do meliponário, descobriu o amor por abelhas.
O professor de Educação Física e pedagogo Alexandre Magno, responsável pelo projeto, destaca a melhoria do desempenho dos estudantes.
— Alguns alunos, quando iniciaram, estavam com baixo rendimento escolar e, hoje, estão se recuperando a cada bimestre. Um ponto forte é a assiduidade e o compromisso desses estudantes nas tarefas com o manejo das abelhas — afirma o professor.
Sidney Cardoso, diretor-geral da unidade, ressalta que a implementação do projeto sustentável é de extrema importância para a comunidade escolar.
— Essa ação sustentável promove uma mudança de comportamento entre os estudantes e incentiva a redução do desperdício e a reutilização de recursos — diz o diretor.
Para que este projeto fosse colocado em prática com eficácia, a escola recebeu a visita técnica de um apicultor. Na ocasião, o profissional orientou sobre os cuidados e produção do mel. Neste primeiro momento, o mel produzido será apenas para degustação. Mas a ideia é que no futuro, com o aumento da produção, seja usado para adoçar a água aromatizada e chá durantes os eventos.

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