WhatsApp Image 2021-05-28 at 18.57.47

Adolfo Konder, presidente do Detran.RJ

Gestor fala dos projetos que mudaram o dia a dia de um dos maiores órgãos do estado         

Esta semana estivemos Adolfo Konder, presidente do Detran.RJ, que alguns meses assumiu a responsabilidade de comandar um dos maiores órgãos de fiscalização e serviços do Estado do Rio de Janeiro. Em nossa entrevista para os jornais O Gonçalense, Metropolitano Rio e Notícias Macaé & Rio das Ostras, Adolfo Konder fala de projetos realizados e de outros em andamento. O gestor sempre foca suas metas de trabalho no Detran.RJ em busca de resultados positivos, resultados que possam melhorar ainda mais os serviços oferecidos aos cidadãos do Estado do Rio de Janeiro. “Não mediremos esforços para atender nossa população”, frase marcante de Adolfo Konder.  

– O senhor tem feito uma gestão de destaque no Detran.RJ em um período difícil. O que o motivou a assumir a grande responsabilidade de estar gerenciando este importante órgão?

KONDER: Ao me convidar para assumir a presidência do Detran.RJ, o governador Cláudio Castro me disse que eu tinha duas missões: botar ordem na casa e melhorar o atendimento aos cidadãos do Estado do Rio. Regularizamos os contratos, resolvemos as pendências financeiras e agora minha grande motivação é oferecer serviços cada vez com mais qualidade. Esse é o momento da virada! O Detran já começou grande processo de digitalização, com o objetivo de aumentar a quantidade de serviços realizados pela internet, pelo celular, e reduzir a necessidade de o usuário comparecer pessoalmente aos postos. Em breve vamos lançar o Posto Digital: o cidadão receberá uma senha para se conectar ao site do Detran para realizar serviços e obter documentos. Lembrando que hoje o licenciamento anual do veículo já digital, a pessoa já não precisa ir aos postos do Detran para fazer vistoria e pegar o documento. A carteira de habilitação também já está disponível na internet. Estamos nos preparando para anunciar outros serviços digitais.

– No ano passado a população estava à deriva na questão de documentos pessoais, vistorias e registros de carros no Detran.RJ. Qual foi a primeira medida para mudar este cenário?

KONDER: De fato, assumi a presidência do Detran.RJ em plena pandemia e encontrei uma demanda reprimida muito grande. O Detran.RJ interrompeu os atendimentos durante três meses, no ano passado, e depois teve de adotar medidas severas de prevenção contra a doença, evitando aglomerações nos postos. Já estamos fazendo 28 mil agendamentos por dia para os diferentes serviços, mas o atendimento não voltou completamente ao normal, porque a pandemia ainda não acabou e precisamos proteger os nossos usuários e os funcionários.

– Como a pandemia afetou o órgão?

KONDER: A pandemia nos obrigou a adotar soluções criativas. Neste sábado, vamos fazer o 27º mutirão de atendimentos desde o início da minha gestão. Já fizemos quase 120 mil atendimentos aos sábados. Determinei também a realização de vistorias noturnas, até 21h, para aumentar o número de atendimentos. Todos os postos fechavam às 17h. Novas unidades estão sendo abertas, como os postos de Copacabana e da Avenida Francisco Bicalho, este o primeiro posto do Brasil exclusivo para pessoas com deficiência. Nosso objetivo é melhorar o atendimento aos cidadãos, ou seja, deixar o Detran mais próximo dos usuários.

– Quais principais medidas do órgão para que o serviço ao cidadão fosse adaptado a esta crise? 

KONDER: Todas as nossas unidades estão adotando as medidas de distanciamento social, evitando aglomerações e exigindo o uso de máscaras. Todos os funcionários receberam máscaras e álcool em gel. Fizemos marcações nos postos para evitar que as pessoas fiquem muito próximas umas das outras. Os serviços podem ser agendados pelo site detran.rj.gov.br e pelo teleatendimento, nos números 3460-4040, 3460-4041 e 3460-4042.

– Ainda temos um cenário complicado. Quando o senhor acha que a normalidade será restabelecida na sua gestão?

KONDER: Com as medidas que eu te falei acima, vamos intensificar nossas ações e, ao mesmo tempo, tomar os cuidados necessários que a pandemia ainda demanda. Vamos continuar com nossos mutirões aos sábados, vamos seguir atendendo até as 21h em alguns postos de vistoria, aumentando nosso número de postos, organizando a vida administrativa do Detran, acertando os contratos com as empresas prestadoras de serviços. Aos poucos, estamos cumprindo a missão que o governador Cláudio Castro nos deu de melhorar o atendimento aos usuários.

– Como o senhor analisa a questão da segurança no trânsito do nosso Estado? Avançamos ou recuamos?

KONDER: Estamos em plena campanha do Maio Amarelo, que busca conscientizar os motoristas e toda a população para a necessidade de reduzir a violência no trânsito. Na pandemia, estamos usando a criatividade para manter as tradicionais ações de educação para o trânsito neste mês tão importante. Esta semana, fizemos uma blitz educativa em Rio Bonito e faremos outras até o fim deste mês em todo o estado. Durante todo o mês, fizemos uma campanha de TV e rádio para chamar a atenção para o alto índice de acidentes nas ruas e estradas do estado. Os números de acidentes vêm reduzindo ano a ano, mas ainda são muito altos. Em 2020, mesmo com as restrições de circulação provocadas pela pandemia, ocorreram cerca de 15 mil acidentes no estado, com 1.820 mortes. Quase 18 mil pessoas ficaram feridas. É preciso aumentar a mobilização pela paz no trânsito. Temos feito muitas campanhas criativas pelas redes sociais do departamento e do Governo do Estado. Criamos a hashtag #VaiNaResponsa, que norteou nossas ações durante todo o Maio Amarelo. Se for sair de carro, a pé, de bicicleta, de caminhão, vai na responsa.

– O que o cidadão do Rio de Janeiro pode esperar do Detran.RJ no futuro?

KONDER: O cidadão fluminense pode esperar um Detran mais moderno, oferecendo mais serviços pela internet, e contribuindo para diminuir a necessidade de as pessoas terem de se deslocar até os postos. O processo de digitalização que iniciamos mostra como será o Detran no futuro: mais moderno e mais digital. Mesmo agora, já oferecemos uma série de serviços pela internet. Quem diria, até poucos anos atrás, que o cidadão poderia baixar na internet seu documento de licenciamento anual do veículo, sem precisar ir aos postos?

– O que o Detran.RJ tem feito pela população do Leste Fluminense? Teremos novidades para a Região dos Lagos?

KONDER: Sim, em breve vamos inaugurar um novo posto do Detran em Saquarema. Ele vai funcionar no Centro Administrativo da Prefeitura, na Avenida Saquarema, número 4.299, no bairro Porto da Roça, oferecendo serviços administrativos e de identificação civil. No local, haverá um Serviço Auxiliar de Trânsito (SAT), unidade do Detran que presta atendimento para serviços que não precisam de vistoria, e um posto de emissão de carteiras de identidade. O novo posto, muito maior e mais confortável, substitui o que funcionava ao lado da sede da Prefeitura, no Centro da cidade. Ele atende ao objetivo do Detran de prestar melhores serviços aos nossos usuários, com mais conforto e qualidade no atendimento. Temos um cronograma grande de obras para reformar e abrir novos postos em todo o Estado. A Região dos Lagos será contemplada. Como disse acima, vamos cumprir a missão que recebemos do governador Cláudio Castro de melhorar a qualidade do serviço que o Detran oferece.

– E no município de São Gonçalo, podemos anunciar alguma novidade?

Konder: Como disse anteriormente, estamos com um cronograma enorme de obras e novos postos em todo o Estado. Mas esta região também tem todo o meu carinho e atenção especiais. Para atender às necessidades dos moradores de São Gonçalo, por exemplo, só para o mutirão deste sábado, o Detran ampliou o número de vagas para os diversos serviços. Ao todo, serão 600 vagas destinadas ao município para a realização de diversos serviços. O que posso dizer, até o momento é que vem mais novidade por aí.

MAIO AMARELO

Neste fim de semana o Detran.RJ está encerrando as celebrações do Maio Amarelo, movimento mundial criado para chamar atenção para o alto número de mortos e feridos no trânsito, com blitzes educativas. Foram realizadas várias ações pela Coordenação de Educação para o Trânsito do órgão em parceria com a Secretaria de Ordem Pública do município. Nas abordagens, os especialistas esclareceram aos motoristas sobre como se precaver de acidentes e preservar vidas. As dicas dadas pelos agentes do Detran vão desde como conduzir crianças nos automóveis até advertências e dicas de atenção no trânsito, como o não uso do celular. Em 2020, mesmo com a pandemia e a redução de veículos nas ruas e rodovias, aconteceram 15 mil acidentes de trânsito no Estado, que vitimaram mais de 19 mil pessoas, das quais, 1.820 morreram. “É importante sempre reforçarmos as orientações para uma direção segura. Como presidente do departamento, é minha responsabilidade. Cada vida salva é um valor inestimável para nós”, frisa o presidente do Detran.RJ, Adolfo Konder.

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *