Estudantes de escolas estaduais de Itaboraí, São Gonçalo e Niterói estão recebendo o maior projeto de Educação das últimas décadas, por meio de um ensino tecnológico, sustentável e intercultural que está mudando a realidade nos três municípios da Região Metropolitana do Rio de Janeiro. Dez escolas estaduais, sendo seis E-Tecs e quatro interculturais, vão oferecer o que há de mais inovador em educação para que os alunos se tornem protagonistas do seu próprio aprendizado. Destas, quatro unidades já atendem estudantes. As demais serão entregues até o ano que vem.
O Ciep 424 Pedro Amorim, em Itaboraí, foi o primeiro da região a ganhar o programa E-Tec – Escola de Novas Tecnologias e Oportunidades. Trata-se de um projeto piloto do Governo do Estado que está modernizando a estrutura física e pedagógica de 50 Cieps para melhorar a qualidade do ensino público fluminense.
– As mudanças representam uma nova realidade que começa a transformar a vida dos nossos estudantes. Os investimentos em uma educação inovadora trazem para dentro das escolas novas tecnologias, sustentabilidade e ensino em tempo integral, resgatando nesses jovens o desejo de aprender e ajudando a reduzir a evasão escolar, que hoje é um dos maiores desafios do ensino público – explica o governador Cláudio Castro.
Para a diretora da E-Tec de Itaboraí, Cristiana Tenório, a nova escola promoveu uma verdadeira transformação em toda a comunidade, beneficiando 400 jovens dos ensinos Fundamental e Médio.
– A E-Tec abriu portas, janelas e muitas oportunidades para os nossos alunos que antes não tinham nem acesso a computadores e hoje têm um mundo novo para ser explorado. Por ser uma escola da periferia, eles ficavam às margens de tudo. Quando fomos selecionados para ser uma escola tecnológica, impactou diretamente no bairro e na cidade, porque se tornou uma referência para todas as outras escolas do município. Todos querem ser E-Tec. É uma inveja boa – diz, com orgulho, a diretora.
Este ano, o ensino é em tempo integral para os alunos do 6º ano e do 1º ano do Ensino Médio, que têm aulas no contraturno de artes, ecologia, games, robótica, empreendedorismo entre outras. A ampliação da carga horária será estendida aos demais anos a partir de 2023.
Total de 12 E-Tecs já foram inauguradas e até outubro serão 16 na capital e no interior do Estado do Rio de Janeiro. A meta é entregar 50 E-Tecs, que irão beneficiar 24 mil estudantes. Somente este ano, foram destinados R$ 620 milhões para construção e reforma da rede estadual.
Outros cinco Cieps revitalizados serão entregues até o fim do ano para as famílias de São Gonçalo (confira a lista abaixo).
Escolas interculturais
Além das E-Tecs, a região conta atualmente com três escolas estaduais interculturais: Brasil-França e Brasil-China, em Niterói, e Brasil-México, em São Gonçalo. Está previsto para 2023 mais uma unidade, a Brasil-Colômbia, que funcionará no Ciep 309 Zuzu Angel, no bairro Arsenal, em São Gonçalo.
Junto com a ampliação das escolas interculturais, a meta é levar o modelo E-Tec para toda a rede estadual. Todas as unidades E-Tecs são sustentáveis e receberam painéis solares, serão equipadas com sistema de reuso de água, coleta seletiva de lixo, composteira e horta comunitária para reforçar a alimentação dos estudantes e de suas famílias.
As escolas terão internet de alta qualidade, lousas digitais e áreas destinadas às atividades de produção audiovisual – as chamadas salas makers, ambientes que incentivam a criatividade e o estudo por projetos, que aproximam os alunos do mundo do trabalho. Niterói, São Gonçalo e Itaboraí também receberam Espaços de Cultura Digital e Maker, que foram implantados em 125 escolas estaduais, além de investimentos na modernização de sistemas de combate a incêndio e pânico nas escolas da região.
São Gonçalo ganhará cinco escolas E-Tecs
Além do Ciep E-Tec 424 Pedro Amorim, em Itaboraí, que já foi entregue à população, outras cinco unidades dos Cieps E-Tecs estão sendo modernizadas em São Gonçalo e serão entregues ainda este ano. São elas:
Ciep E-Tec 306 Deputado David Quindere, no bairro Jardim Catarina
Ciep E-Tec 052 Prof. Romanda Gouveia Gonçalves, no bairro Boa Vista
Ciep E-Tec 410 Patrícia Galvão Pagu, no bairro Santa Isabel
Ciep E-Tec 050 Pablo Neruda, no bairro Laranjal
Ciep E-Tec 412 Doutor Zerbini, no bairro Colubandê
Escolas interculturais:
Niterói
Brasil-França – Ciep 449 – Leonel de Moura Brizola (Av. Carlos Ermelindo Marins s/n – Charitas)
Brasil – China – CE Matemático Joaquim Gomes De Sousa (Av. Pref. Silvio Picanço s/n – Charitas)
São Gonçalo
Brasil-México – Ciep 413 – Adão Pereira Nunes (Rua José Ramos de Oliveira s/n – Porto Velho)
Prevista para 2023
Brasil – Colômbia – Ciep 309 – Zuzu Angel (Rua Clodomiro Antunes da Costa 409, Arsenal, São Gonçalo)