Departamento montou dois pontos para atender a população vítima das fortes chuvas
De sexta-feira (18/2) a domingo (20/2), o Detran.RJ atendeu 571 vítimas das fortes chuvas que atingiram Petrópolis, com serviços de emissão de documentos importantes, como primeira e segunda vias de identidade e segunda via de CNH. Elas foram atendidas em dois pontos da cidade: Sesc Quitandinha e Colégio Estadual Rui Barbosa.
Além dos documentos, o departamento entregou as doações arrecadadas em cinco postos do departamento. Foram enviados mantimentos, roupas e materiais de higiene, distribuídos por nossas equipes em diversos pontos de acolhimentos para os desabrigados do município.
“Nesses três dias, realizamos diversos atendimentos para os moradores e conseguimos entregar 54 identidades! Vamos continuar oferecendo nosso suporte para quem precisa obter seu documento, por tempo indeterminado”, ressaltou o presidente do Detran.RJ, Adolfo Konder, que esteve presente no município todos os dias.
Nascida e criada em Petrópolis, Rafane Faria, de 26 anos, estava na loja onde trabalha como vendedora, na última terça-feira, quando caiu o temporal que devastou a área central da cidade, inclusive a casa dela, localizada na parte alta da Rua Teresa. Ela morava ali com o marido e o filho Enzo, de 4 anos. Ninguém estava na residência e todos sobreviveram. Mas a família perdeu tudo o que tinha.
“Fiquei só com a roupa do corpo. A casa caiu toda. Voltei aos escombros para tentar encontrar algo e não tinha mais nada no local. Desceu tudo. Muito importante esta ação do Governo do Estado de oferecer logo novos documentos aos moradores. Preciso da identidade para me inscrever no programa de aluguel social e conseguir refazer a vida. Tenho esperança porque estou viva e quero recomeçar”, afirmou Rafane.
A moradora de Petrópolis Nathanne dos Santos, 25 anos, emitiu a segunda via da sua identidade e elogiou a ação do Detran. “Fomos muito afetados pelas fortes chuvas. A ação é de extrema importância para que todos consigam recomeçar suas vidas”, disse Nathanne.
A colaboradora do Detran.RJ, Adriele Silva, trabalha no setor de Identificação Civil do órgão, é moradora de Petrópolis e prestou serviço no Quitandinha: “Desde sexta-feira estamos aqui para dar suporte no atendimento aos moradores que precisam de seus documentos. Temos ciência da importância de colaborar para que o nosso município consiga se reconstruir com dignidade”.
Para atender os moradores que precisam de documentos, o Detran.RJ vai permanecer, por tempo indeterminado, no Sesc Quitandinha, das 9h às 16h, até que seu posto na Rua Teresa possa ser reaberto.
Apoio itinerante
Os moradores que necessitam de atendimento do Detran e de documentos, e estão em abrigos, podem solicitar vans do departamento para buscá-los e levá-los até o ponto de apoio – Sesc Quitandinha. Basta ligar para os números da Ouvidoria do departamento – (21) 2332-0450 e 2332-0438 -, das 9h às 16h, e solicitar o apoio.