ELEIÇÕES 2024

Plataforma reúne informações consolidadas sobre candidatas(os) e contas eleitorais 

Por meio da plataforma DivulgaCandContas, do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), é possível consultar as candidaturas já registradas até o momento para as Eleições Municipais 2024. Os partidos, as federações e as coligações têm até 15 de agosto para registrar os nomes. A plataforma permite recortes de dados nacionais, regionais, estaduais e municipais.

De acordo com o sistema, até a manhã desta segunda-feira (12), em todo o estado do Rio de Janeiro, constavam 9.446 registros para os cargos de vereador, além de 201 para prefeito e outros 201 para vice-prefeito. A atualização de informações é constante e acompanha o calendário eleitoral. 

A ferramenta permite obter dados detalhados sobre todas as pessoas que solicitaram registro de candidatura à Justiça Eleitoral, eleições anteriores das quais tenha participado, a situação do registro, declaração de bens apresentada, proposta de governo (para cargos de prefeito), atas de convenções, contas eleitorais, entre outras informações. Também é possível fazer consultas específicas, tais como contribuições e ranking de doadores e fornecedores, limite de gastos, sobras e dívidas de campanha e financiamento coletivo.

Um dos destaques do DivulgaCandContas é a página de estatísticas eleitorais, que vai além dos dados de quem está disputando as vagas. A página apresenta os números relacionados à evolução do eleitorado do país e de mesárias(os). Ao acessar as estatísticas, é possível ter uma compreensão do perfil sociodemográfico do contingente que irá às urnas no primeiro turno das Eleições 2024, em 6 de outubro.  

De acordo com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o objetivo do DivulgaCandContas é garantir a total transparência dos dados, tornar disponível um conhecimento detalhado sobre quem vai disputar o pleito, assim como oferecer às eleitoras e aos eleitores mais subsídios para que possam escolher candidatas e candidatos aos cargos de prefeito e de vereador nas eleições de outubro. Para acessar o sistema, não há necessidade de cadastro prévio ou de autenticação.

 

Fonte: Seção de Jornalismo do TRE-RJ

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *