Muita gente não sabe, mas quem não conseguir fazer biometria vai poder votar sim nas eleições deste ano. Na quarta-feira (8), é a data-limite para quem precisa requerer diversos serviços eleitorais, como cadastramento de dados biométricos, emissão de primeira via do título de eleitor, alteração e regularização cadastral. A partir de 9 de maio, o cadastro eleitoral estará fechado para a organização da logística de votação das Eleições 2024, e só retorna em novembro.
Os cartórios eleitorais estão lotados, em especial no TRE do Shopping Partage, em São Gonçalo (veja no vídeo). Mas segundo apuramos muita gente está indo ao TRE, somente para cadastro biométrico.
“Acessei o site do TRE para conferir minha situação, apareceu normal, porém na parte de baixo tem o aviso que eu não fiz a biometria. Como sou funcionário público e tenho que manter meu título em dia, fui ao TRE para realizar o cadastro, para minha surpresa e decepção estava lotado, uma confusão, não tinha ninguém para dar informações, teve gente que se dirigiu para o shopping desde a madrugada para tentar pegar um lugar melhor na fila. Assim como eu, muitos acham que se não fizer a biometria até o dia 8 estará com o título irregular, e não vai poder votar.”, informou o professor Marcos Santana.
CONFIRA NO VÍDEO DO TSE: https://youtu.be/AQhF0DVvDhY?feature=shared
Segundo o TRE-RJ, ninguém será impedido de votar se não tiver as digitais coletadas. Portanto, o eleitor que não fizer a coleta das digitais até esta quarta-feira (8), data do fechamento do cadastro eleitoral, poderá votar no pleito eleitoral de outubro normalmente, caso esteja com o título regular.