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Projeto Ler utiliza instrumentos lúdicos no aprendizado dos alunos

Trabalhando a formação de palavras, frases, textos e raciocínio lógico, a professora Cleucivania Soares Freire, que ministra o Projeto Ler (Ler, Entender e Raciocinar) na Escola Municipal Pastor Haroldo Gomes, em Itaúna, usa instrumentos lúdicos para ensinar no contraturno escolar. Os alunos de 3⁰, 4⁰ e 5⁰ anos, divididos em grupos de acordo com o grau de dificuldade, aprendem brincando com jogos e materiais divertidos que fazem pensar sobre a escrita de maneira diferente da sala de aula convencional.

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A professora utiliza diversos tipos de quebra-cabeça, jogos com alfabeto móvel e sílabas soltas, cartões com imagens para formação de listas, forca e jogos da memória para treinar a atenção e leitura. Além disso, como o projeto acontece dentro da biblioteca, os livros de literatura servem como auxílio na escolha de assuntos a serem tratados, a fim de trabalhar tanto a gramática quanto a autonomia na escrita.

“Os estudantes que chegaram com problemas de leitura e escrita hoje são personagens em seus próprios textos. Tenho muito orgulho dessa turminha, que se descobriu capaz de criar sua própria história. Eles desenvolveram a autoestima e tornaram-se empoderados”, disse a professora.

Mãe do aluno Josué, do 3º ano, Liliane Estevam já vê o avanço do filho com as aulas do projeto. Ela conta que o aluno gosta tanto da aula que fica ansioso para ir para a escola e, quando volta, conta tudo que aprendeu nas aulas do contraturno.

“Meu filho evoluiu muito rápido com as aulas da professora Cleucivania. Ele teve muitos problemas de aprendizado por conta da pandemia e, após as aulas de reforço, ele está lendo tudo! Eu dou muito crédito à professora por ser tão cuidadosa e pelo método de ensino, que funcionou perfeitamente com o Josué. Me sinto muito orgulhosa”, contou a mãe.

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