
Foto/Divulgação: Katito Carvalho
Cerimônia de início das aulas aconteceu no Museu Casa Darcy Ribeiro
A Prefeitura de Maricá, por meio da Secretaria de Educação, realizou na última quarta-feira (12/02) a aula inaugural da Escola Municipal do Idoso Milton Felipe Diniz, no Museu Casa Darcy Ribeiro, em Cordeirinho. A cerimônia de abertura contou com a presença de autoridades locais e alunos, que se reuniram para celebrar o início de uma nova jornada educacional para a comunidade da terceira idade.
O evento começou com uma recepção calorosa no espaço externo do museu, onde os participantes foram acolhidos com música ao vivo. O evento reafirma o compromisso da cidade com a promoção de uma sociedade mais inclusiva, onde todos, independentemente da idade, têm a oportunidade de aprender.

Camila Fernandes, diretora do polo Centro, destacou a importância de criar espaços de aprendizagem contínua para os idosos, promovendo integração social e o bem-estar da comunidade. “A existência da escola é de extrema importância para a socialização e a inserção dos idosos na sociedade”, disse Camila.

Diretora da unidade de Itaipuaçu, Gleice Gentil falou sobre a importância de proporcionar aos idosos uma forma de se manterem ativos intelectualmente, além de oferecer novas oportunidades para redescobrir o prazer do saber. “A escola tem abrangido muitos idosos que estavam em casa, sedentários e se sentindo sozinhos. Hoje, eles estão felizes com essa oportunidade única para retomar os seus estudos e a convivência com o próximo”, comemorou.

A Escola de Idosos foi criada para proporcionar um ambiente de ensino que valorize a experiência de vida de seus alunos e os desafie a aprender de maneira dinâmica e divertida, mostrando como a educação para a terceira idade pode ser enriquecedora e conectada com a cultura local, além de fomentar o sentimento de pertencimento e comunidade.
“Estou muito feliz, pois o projeto proporciona o direito ao estudo e de adquirir mais respeito. Todos os profissionais da Escola do Idoso estão de parabéns. Eles nos dão todo o suporte possível”, comentou a estudante Dalva Torres, de 76 anos.

Sobre a Escola do Idoso
A Escola do Idoso é uma iniciativa das Secretarias de Educação e de Políticas para a Terceira Idade, com o objetivo de levar educação de idosos acima de 60 anos que não concluíram o Ensino Fundamental, mediante a oferta de recursos pedagógicos adequados a essa faixa etária. Atualmente, a escola conta com 120 alunos matriculados.

O Programa de Educação de Idosos vem se tornando cada vez mais abrangente na cidade, escrevendo uma inovação dentro do município de Maricá, que é pioneiro em cuidados com a Terceira Idade. O objetivo é garantir que os idosos tenham acesso igual à educação e à universidade, para que possam continuar contribuindo ativamente para o desenvolvimento da qualidade de vida de todos os habitantes da cidade.
Fonte: marica.rj.gov.br