Dr Fernando recebebdo prêmio

Dr. Fernando Medeiros recebendo o diploma do Mérito Legislador

Evento que comemora doze anos foi realizado em Brasília no ano de 2009

Marcando seu nome na história da politica gonçalense, Dr. Fernando Medeiros, em 2008, quando vereador da cidade de São Gonçalo, criou o projeto de lei que determina a inclusão nos conteúdos programáticos nas escolas municipais de São Gonçalo, “Aulas de Prevenção da Dengue”, aprovado pela Câmara Municipal de São Gonçalo e sancionando pela então prefeita Aparecida Panisset, foi avaliado pelo Senado Federal como um dos melhores do Brasil. Pela autoria da lei, Dr. Fernando Medeiros recebeu o Prêmio do Mérito Legislador 2009 em Brasília. A solenidade de entrega aconteceu no Auditório Interlegis, do Congresso Nacional. A premiação promovida pelo Senado era reservada aos 150 melhores projetos de lei aprovados em todo o País, nas respectivas casas legislativas por senadores, deputados federais, estaduais e vereadores. A entrega do Prêmio do Mérito Legislador 2008, que na época marcava os vinte anos da Constituição Nacional, foi uma outorga do Senado em conjunto com o Instituto de Estudos Legislativos Brasileiro (idelb.org.br) e o Instituto Legislativo Brasileiro (ILB).Com o objetivo de divulgar nacionalmente a eficiência da atuação dos legislativos federal, estaduais e municipais, a iniciativa contou com o apoio da Rede Globo, Isto É e da rádio, televisão e jornal do Senado. O patrocínio foi do Governo Federal, Petrobras e Eletrobrás. O projeto que garantiu o prêmio ao ex-vereador Dr. Fernando Medeiros, instituiu no município a Lei 018 de 2007, que estabelece a inclusão nos conteúdos programáticos da Rede Municipal de Ensino orientações de prevenção da dengue. Segundo Medeiros, o objetivo da lei é garantir o bom desenvolvimento através da informação nas escolas do combate a dengue. “São milhares de soldadinhos na luta contra a doença, por exemplo, a criança sai da escola chega no seu bairro, na sua rua, na sua casa e começa a ter ações de combate contra a doença, passa a se importar em ver pneus com água, vasos de plantas e garrafas que acumulam água, caixa d’água sem tampa, água parada em terrenos vizinhos e etc. “, explicou Dr. Fernando Medeiros na época.

O troféu do Mérito Legislador 

JUSTIFICATIVA – Nesse caso através da informação surge o comprometimento de combate à proliferação do mosquito, de uma maneira educacional. Quando o aluno passa a perceber que a dengue pode trazer um mal e dependendo da gravidade pode até levar ao óbito, ele vai passar essa informação adiante, seja para amigos, parentes e vizinhos. O aluno passa a ter a responsabilidade de fiscalizar e cobrar dos adultos, ações como, não deixar água parada ou acumulada em vasos de plantas, pneus e etc.

Em 2008 o Brasil era assolado pelo crescimento de pessoas infectadas pela Dengue, assim como nos dias de hoje com o Coronavírus. Na época não existia vacina, o melhor remédio era não deixar os mosquitos proliferarem. “Com certeza foi um dos momentos mais marcantes da minha vida política, em 2009 quando estive no Distrito Federal receber o prêmio, não fui sozinho, sabia que estava representando milhões de gonçalenses. Fiquei muito feliz em receber o importante mérito, mas a sensação maior é a do dever cumprido, pois a nossa lei é uma importante ferramenta para salvar vidas”, lembrou e finalizou o ex-parlamentar, hoje atuando como médico em São Gonçalo, Dr. Fernando Medeiros.

Dr. Fernando Medeiros recebendo o diploma do Mérito Legislador

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *