Diogo-Nogueira-no-Bloco-do-Clube-do-Samba-2023---Foto--Leandro-Ribeiro

Diogo Nogueira -no Bloco do Clube do Samba. Foto/Divulgação: Leandro Ribeiro

Evento, que contará com a participação da cantoria Marina Iris, faz parte de uma série atividades do projeto Clube do Samba 45 anos para comemorar o aniversário do movimento

Mantendo vivo o legado de seu pai João Nogueira, o artista Diogo Nogueira comandará o Bloco do Clube do Samba, na terça de Carnaval, dia 13 de fevereiro, às 9h (concentração). No repertório, muito samba de raiz, marchinhas de carnaval e clássicos dos sambas de enredo. Para o tradicional desfile em Copacabana, Diogo convidou a cantora Marina Iris, representando o futuro do samba. “O Clube do Samba é de uma importância muito grande porque sempre preservou a cultura e a música popular brasileira. E um país precisa ter movimentos como esse, para mostrar que a nossa terra é tão rica, tão linda”, diz Diogo Nogueira. 

O Clube do Samba celebra 45 anos em 2024 e ganha diversas ações culturais e socioeducativas. Para enaltecer a sua importância, a Família Nogueira lança o Clube do Samba 45 anos, um movimento especial que promoverá ações o ano inteiro, com o apoio das empresas YDUQS, Unisys e Windsors. As atividades se iniciam com o Baile, no pré Carnaval, dia 8 de fevereiro, com Diogo Nogueira e os convidados Sandra de Sá e Cordão do Bola Preta, seguindo com o com Bloco de Carnaval, espetáculo musical, oficinas para crianças e muito mais! O projeto foi desenvolvido por Clarisse Nogueira, do Clube do Samba, em parceria com Fernando Campos, do Grupo Prismah.

Diogo Nogueira -no Bloco do Clube do Samba. Foto/Divulgação: Leandro Ribeiro

Clarisse Nogueira, que atualmente está à frente do Clube do Samba ao lado da mãe Angela Nogueira, destaca que o movimento Clube do Samba 45 anos vem para contar toda a história de João Nogueira através da música. “O nosso objetivo é que o Brasil conheça o que é o Clube do Samba. Muito mais que um movimento, o clube traz entretenimento, cultura e promove ainda um projeto social que atende gratuitamente cerca de 120 crianças no subúrbio do Rio”, explica Clarisse. 

Sobre o Clube do Samba: Enquanto as estações de rádio e televisão privilegiavam apenas as músicas de discoteca americana, João Nogueira no dia 5 de maio de 1979 criou o Clube do Samba para fortalecer as raízes brasileiras. O movimento sociocultural nasce como um espaço de resistência à “invasão” da música americana no país, de forma humilde, dentro da casa de João Nogueira, no Méier, zona norte do Rio de Janeiro. A atividade principal do Clube do Samba? Rodas de samba no quintal da residência, onde se reuniram os maiores compositores e cantores da história do samba. Ao longo da trajetória do clube, artistas como Beth Carvalho, Martinho da Vila, Alcione, Cartola, Elizeth Cardoso, Ivone Lara, Clara Nunes, entre tantos outros que fortaleceram a iniciativa. João Nogueira presidiu o Clube por 21 anos, até seu falecimento em 2000, quando Ângela Nogueira assumiu a presidência e continua até hoje, com o objetivo de perpetuar o samba e formar culturalmente crianças e adolescentes carentes.

Serviço Bloco do Clube do Samba:
Dia 13 de fevereiro (terça) 
Concentração: 9h
Avenida Atlântica (na altura da Rua Santa Clara), Copacabana
Gratuito 
Livre

Fonte: Andrea Pêssoa 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *