A empresa traz dicas de manutenção especializada e as principais diferenças entre bikes comuns e elétricas
De acordo com a Companhia de Engenharia de Tráfego (CET), a adoção da bicicleta aumentou 14% nos dois primeiros meses de 2023. Para comemorar o Dia Nacional do Ciclista e ajudar a crescente parcela da população brasileira a manter seus meios de transporte em bom estado de conservação, garantir um desempenho seguro e prolongar a vida útil dos componentes, a Motul, multinacional francesa especializada em lubrificantes e fluidos de alta tecnologia, sugere quatro ações para melhorar a performance das “bikes”.
- Conheça os componentes da sua bicicleta: componentes móveis e que estão em constante atrito requerem atenção especial. Utilize produtos específicos para desengraxe e lubrificação de cassetes, pedais, pedivela e corrente. Isso garante o desempenho e protege contra oxidação.
- Mantenha a corrente limpa e lubrificada: a corrente e o sistema de transmissão devem ser limpos regularmente para um funcionamento suave. O Motul Chain Clean é um desengraxante eficiente que limpa a corrente sem danificar os materiais. Após a limpeza, lubrifique a corrente com o Motul Chain Lube Dry para uso em dias secos e ensolarados ou com o Motul Chain Lube Wet para condições úmidas e lamacentas, garantindo uma lubrificação duradoura e resistência à oxidação.
- Adote uma rotina de verificação e manutenção: tenha esse costume antes e depois de cada pedalada. Este hábito ajuda a evitar surpresas desagradáveis e a prolongar a vida útil das peças. Motul EZ Lube é um lubrificante multiuso perfeito para proteger contra corrosão e garantir o bom funcionamento de todos os mecanismos.
“A Motul observou um crescente interesse dos brasileiros pelo ciclismo e lançou no mercado produtos especializados. Isso demonstra a versatilidade da marca, que além de cuidar de veículos, agora também faz parte do dia a dia dos entusiastas das bicicletas”, afirma Caio Freitas, engenheiro de aplicações da empresa. “A linha Bike Care foi desenvolvida especialmente para atender aos ciclistas que buscam cuidar de suas bicicletas, sem agredir o meio ambiente ou o aplicador do produto”, afirma Freitas.
Cuidados específicos para bicicletas elétricas
Bicicletas elétricas requerem cuidados especiais devido ao conjunto de baterias e chicotes. Evite o uso de água para a limpeza, pois pode causar danos irreversíveis. O Motul Dry Clean é ideal para essas bicicletas, pois limpa sem o uso de água e deposita uma camada protetora que evita o acúmulo de sujeira e poeira.
A linha Bike Care da Motul é composta por oito produtos divididos em quatro categorias: Limpeza, Desengraxe, Lubrificação e Prevenção. Esses produtos são essenciais para uma manutenção eficaz da bicicleta, seja ela convencional ou elétrica. Para limpeza do quadro, o Motul Dry Clean é ideal. Para desengraxar os conjuntos de freio e corrente, use o Motul Chain Clean e Motul Brake Clean. A lubrificação adequada pode ser feita com o Motul Chain Lube Dry ou Wet, conforme as condições. E, para prevenção de furos em pneus sem câmara, utilize o Motul Tubeless Tire Sealant.
Mercado Livre
Sabia que agora a Motul está presente também no Mercado Livre? Você pode adquirir diversos produtos do portfólio da marca por meio da sua loja oficial no Mercado Livre. Basta acessar o link oficial e conferir tudo para seu veículo: https://loja.mercadolivre.com.
Sobre a Motul
Há mais de 170 anos no mercado mundial, a Motul é uma multinacional francesa especializada na formulação, produção e distribuição de lubrificantes e fluidos de alta tecnologia para diferentes segmentos, como carros, motos, pesados, veículos clássicos, agrícolas, náuticos e karts. A empresa também conta com a vertente MotulTech para a oferta de lubrificantes industriais.
A Motul, presente no Brasil desde 1992, tem as pistas como o seu principal laboratório para desenvolver o produto certo para cada aplicação, com apoio a grandes equipes em competições nacionais e internacionais, como Dakar, 24 Horas de Le Mans, FIA World Endurance Championship, Super GT, Drift, MotoGP, World Superbike, MXGP, IOM TT, Imsa, Rallycross, F1 Boat e Sertões.
Fonte: Assessoria de Imprensa – Motul: Anna Carla Mattos e Cassia Schittini