Divulgacao_A.A.RJ(3)

Foto/Divulgação

Alcoólicos Anônimos leva esperança e recuperação àqueles que enfrentam a doença do alcoolismo

Estimativas da OMS indicam que a cada hora cerca de 10 pessoas morrem no Brasil por causa do álcool. Membros de A.A. mostram que é possível mudar essa realidade

 O álcool foi responsável por cerca de 91.927 mortes no Brasil, em 2019 – uma média de 10,5 óbitos por hora, segundo a Organização Mundial da Saúde. Diante desse cenário, datas como o Dia Nacional de Combate ao Alcoolismo são uma oportunidade para ampliar a conscientização sobre os impactos do álcool e reforçar que há caminhos para a recuperação, com acolhimento e sem estigmas ou julgamentos.

Alcoólicos Anônimos (A.A.) é um desses caminhos. No ano em que completa 90 anos de sua fundação, a irmandade segue ajudando milhões de pessoas a reconstruírem suas vidas, vivendo um dia de cada vez longe do álcool. Esse processo não só transforma os membros de A.A., mas também restaura laços familiares, amizades e relações profissionais.

Esse foi o caso de C.A.B., de 58 anos e há 20 anos abstinente. “Consegui sucesso profissional, tive uma filha e a minha vida estava ótima, quando o alcoolismo progrediu. Perdi meu emprego, minha carreira foi embora e comecei a ter problemas com minha família. Estava numa situação muito difícil quando fui assistir a uma reunião de Alcoólicos Anônimos. De lá para cá, venho praticando o programa de A.A.. Um programa de 12 passos de recuperação, um programa de autoconhecimento, autocuidado e de autorrespeito, que me permite ter uma vida íntegra, útil e feliz. Voltei a ter contato com minha filha, tenho uma neta e serei avô novamente. Sou muito grato porque Alcoólicos Anônimos me ofereceu uma vida nova, uma oportunidade de ter uma outra vida no mesmo corpo”.

C.S., de 53 anos e há 19 anos abstinente, chegou à irmandade aos 34 anos, depois de ir a vários lugares sem sucesso. “Percebi que minha vida não tinha progresso. O álcool afetou minha memória e tinha dificuldade para parar de beber. Não estaria vivo sem a ajuda de Alcoólicos Anônimos, que foi fundamental na minha recuperação”.

Para se tornar membro de A.A. não há taxas ou mensalidade, basta o desejo de parar de beber. O site de Alcoólicos Anônimos  (www.aarj.org.br) reúne diversas informações importantes e também há o podcast Falando de A.A. Para localizar o grupo de recuperação mais próximo em São Gonçalo e região, entre em contato pela Linha de Ajuda: (21) 97201-3633 (whatsapp), pelo telefone do escritório (21) 2036-0907 ou acesse: https://www.aarj.org.br ou o aplicativo AARJ.

Fonte: Ascom/AA

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *