O principal e grande objetivo deste dia do orgulho autista, comemorado 18 de junho, é mudar a visão quanto ao autismo e suas particularidades, mostrando que autismo não é uma “doença” e sim uma condição. É uma data de celebração e luta por respeito aos direitos e à neurodiversidade. Apoiando isso, o gonçalense Junior Alcantara, que é pai de autista, vem buscando e defendendo todos os projetos tanto na saúde quanto no social que sejam em prol dos autistas. “Como pai conheço no dia a dia, quais são as necessidades do meu filho, e como melhorá-las. Como nosso amor é incondicional, sempre estarei lutando para melhorar a qualidade de vida do meu filho e sei que outros pais como eu, também defendem esta causa”, declarou Junior.
Junior também é a favor da Análise do Comportamento Aplicada (ABA), que tem se mostrado como um dos tratamentos mais eficazes para melhorar a qualidade de vida das pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA). Os avanços na aplicação dessa metodologia científica têm gerado resultados positivos significativos, tanto para os indivíduos com autismo quanto para suas famílias. De acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e do Ministério da Saúde, aproximadamente 2 milhões de brasileiros vivem com TEA, representando cerca de 1% da população nacional. Este número tem crescido, em parte, devido à maior conscientização e ao aperfeiçoamento das técnicas de diagnóstico precoce. No entanto, o acesso a tratamentos eficazes, como a ABA, ainda é desconhecido para muitas famílias.
Junior comemorou também a aprovação e sanção da Lei 10.407/24, que foi publicada no D.O do estado, na semana passada, que determina o direito de Pessoas com transtorno do espectro autista (TEA) poder ingressar e permanecer em qualquer lugar, público ou privado, com alimentos para consumo próprio e utensílios de uso pessoal. “São muitas as nossas dificuldades, mas tenho certeza que ainda vamos ter muitas lutas, defender muitos projetos, e ter grandes vitórias em prol dos nossos filhos, que são um presente que Deus nos deu”, finalizou Junior Alcantara.