O Instituto está promovendo uma semana inteira de atividades de preservação ambiental
No Dia Mundial do Meio Ambiente, comemorado no dia 5 de junho, o Projeto Grael segue realizando atividades voltadas para a conscientização sobre a importância da preservação ambiental. O Instituto está promovendo uma vasta programação com oficinas e gincanas sobre o tema, que acontece até a quarta-feira (7).
Já pela manhã foram realizadas regatas ecológicas com as velas pintadas pelos alunos para conscientização e retirada de lixo do mar, enquanto outros educandos participaram da oficina promovida pelo programa Recicloteca produzindo papéis reciclados utilizando jornal, cola e água.
Além disso, o evento conta com a participação de parceiros desenvolvendo atividades.
O Projeto ‘Minha Redinha’ leva aos alunos oficinas de reaproveitamento de redes de pesca. O Projeto Barco Escola, do Laboratório de Monitoramento e Modelagem de Sistemas Climáticos (LAMMOC) da Universidade Federal Fluminense (UFF), promove atividades de medições ambientais.
O Vento Solar, da Universidade Federal Fluminense (UFF), prepara uma atividade de confecção de microscópio manual. Também na programação, o Projeto Grael recebe o parceiro ‘LARA’ – Laboratório de Radioecologia e Alterações Ambientais UFF – com palestras e discussões sobre os impactos do lixo no mar. “O Dia Mundial do Meio Ambiente é uma data importante para lembrarmos da nossa responsabilidade em relação à preservação do planeta. E nós temos esse compromisso de conscientizar os alunos do Projeto Grael. Acreditamos que a educação ambiental é a chave para mudarmos o comportamento e garantirmos um futuro sustentável para todos”, disse Érica Canavitsas, Coordenadora de Projetos Ambientais.
Para o público externo, o Projeto Grael preparou uma Oficina de Estampa Botânica, em que os participantes terão a oportunidade de aprender uma técnica natural de estamparia em uma ecobag.
Mutirão de limpeza de praia – No último sábado (3), aconteceu o mutirão de limpeza de praia, que deu início a Semana de Meio Ambiente do Projeto Grael.
O evento que coletou cerca de 81 kg de resíduos na Praia do Cais, em Jurujuba, contou com a presença de alunos, voluntários e da artista plástica Cris Teper.
Durante a ação, os alunos montaram um golfinho com lixo reciclado, mostrando que é possível transformar o que seria descartado em uma obra de arte sustentável.
Fonte: Nathália Lugão