IMG-20240519-WA0017

Foto/Divulgação: Ana Cabral

A obra ‘A Física e os Super-Heróis’ tem objetivo de ensinar os alunos de maneira simples e descontraída temas abordados em sala de aula
Hoje, 19 de maio, é comemorado o Dia do Físico, e um professor de Física, Ronei Coelho, do Ciep 137 Cecília Meireles, em Petrópolis, Região Serrana do Rio, tem se destacado por escrever o livro ‘A Física e os Super-Heróis’. A obra responde a perguntas como: “A quantos anos-luz Krypton se encontra da Terra e de que maneira Superman poderia ser de lá enviado e ter chegado por aqui ainda bebê? Como ele poderia voar e ter uma visão baseada nos raios X?”. O livro faz uma divertida relação entre a física e a cultura pop, visando tornar o aprendizado dos estudantes mais fácil e legal.
— O livro pode ser utilizado em sala de aula como uma importante ferramenta pedagógica que não somente se empenha em encontrar maneiras de descrever fenômenos físicos complexos em termos mais simples. Com a obra, busco atingir meus alunos, como procuro alternativas para deixar minhas aulas mais atrativas. Acredito que a abordagem da Física a partir da análise dos poderes dos super-heróis proporciona uma aproximação da ciência à cultura dos jovens — destacou o professor Ronei Coelho.
A obra traz uma linguagem descontraída, acessível e amplamente ilustrada, mostrando citações de experimentos já realizados, tornando todo o processo dinâmico e envolvente. O que evidencia que não é necessário ser especialista em Física ou Matemática para entender os conceitos nele abordados.
Foto/Divulgação: Ana Cabral
A aluna Jessica Ferreira dos Santos, da 2ª série do Ensino Médio, falou sobre a ferramenta pedagógica utilizada pelo professor nas aulas. 
— É um livro bem leve, educativo, diferente dos livros de Física. Acho que a maioria dos jovens nunca tinha visto. Com a obra, a gente aprende muito coisa legal, e as aulas ficam mais interessantes — disse a estudante.
Saiba mais sobre o autor
Ronei Coelho nasceu em Petrópolis-RJ, em 1980, local onde reside até hoje. É licenciado em Física pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) com pós-graduação em Gestão Escolar. Como professor de Física para o Ensino Médio, atuou por vários anos como preceptor, junto ao Cefet/Petrópolis, dos programas de formação de professores Pibid e Residência Pedagógica.
Leciona há 16 anos e, atualmente, atua no projeto ‘O Ensino de Ciências na Educação Básica a partir da abordagem Ciência-Tecnologia-Sociedade (CTS): materiais e práticas educativas colaborativas’, autoria do Cefet/Petrópolis, financiado pela Faperj e em desenvolvimento no Ciep 137 Cecília Meireles, escola escolhida para plantar as sementes da educação e colher seus recompensadores frutos.
Fonte : Seeduc-RJ 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *