unnamed (7)

Foto/Divulgação: Alerj

Durante a abertura, ele concluirá uma pintura que retrata o prédio histórico.

Em celebração ao Dia de Luta da Pessoa com Deficiência, o Palácio Tiradentes, sede histórica da Alerj, inaugura nesta quinta-feira (21/09), às 13h, a exposição “Homens do Campo e Outros”, de Marcelo Cunha. O artista, que é integrante da Associação dos Pintores com a Boca e os Pés (APBP), fará uma demonstração de sua técnica para o público nas escadarias do palácio. Durante a abertura, ele concluirá a pintura de um quadro que retrata o prédio quase secular. A mostra ficará em cartaz até o dia 04 de outubro, das 10h às 17h, e reúne 29 obras do desenhista artístico e publicitário, que ficou tetraplégico após um acidente enquanto mergulhava em uma cachoeira, em 1991. A entrada é gratuita.

A nova alternativa de produzir arte pintando com a boca, além de se tornar a sua profissão, permitiu que Marcelo retomasse a realização dos seus sonhos. “Em cada conquista alcancei um nível de liberdade que não imaginava que fosse possível, criando arte e eternizando momentos com muita felicidade”, relata o artista.

Abrir as portas do Palácio Tiradentes para essa exposição é também possibilitar um diálogo sobre inclusão. Além de apresentar belas obras de arte, Marcelo Cunha nos faz refletir sobre a importância de se engajar na luta da pessoa com deficiência. Dentro do Parlamento fluminense, a casa do povo, o tema ganha um peso ainda maior”, comenta Fernanda Figueiredo, diretora de Cultura da Alerj.

Sobre o artista

Além de artista plástico, Marcelo Cunha é escritor, desenhista, palestrante e graduado em Publicidade e Propaganda. Com a realização da sua primeira exposição, em 1997, ele iniciou a caminhada para obter o reconhecimento artístico. O estilo impressionista foi desenvolvido por ele a partir de 2003 e aprimorado ao longo das novas execuções. Em 2004, ingressou como bolsista na APBP (Associação dos Pintores com a Boca e os Pés).

Sua primeira exposição internacional foi realizada no Chile (2001). Depois, suas obras ficaram expostas em Buenos Aires (2009), Áustria (2013) e Espanha (2017). Muitas delas foram reproduzidas em cartões e calendários e vendidas mundialmente. Em 2011, foi promovido a Membro Associado da APBP.

A produção das primeiras telas da mostra ‘Homens do Campo’ teve início em 1998, ao pintar seus primeiros canaviais, bem como outras colheitas. Quanto aos “outros”, se dá pela variedade de temáticas que Marcelo explorou pontualmente ao participar das exposições coletivas. Assim, Homens do Campo e Outros nos faz viajar em um olhar imerso na riqueza dos detalhes, da luz e contrastes de notável primor artístico de cada obra.

Serviço

Exposição “Homens do Campo e outros”

Local: Palácio Tiradentes. Rua Primeiro de Março, s/n, Praça XV. Centro.

Data: de 21 de setembro a 04 de outubro.

Horário: das 10h às 17h (de segunda a sexta-feira)

OBS: Acesso para cadeirantes pela Rua Dom Manuel, s/n, atrás do Palácio.

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *