O Yoga tem sido muito buscado principalmente por trazer resultados globais à saúde, tanto à física, quanto à mental, afirma o professor de yoga, Ravi Kaiut
No dia 10 de outubro, é comemorado o dia da saúde mental, uma data que reforça a importância de pensar também no bem-estar mental de buscar tratamentos quando necessário e ter cuidados preventivos, como o Yoga.
De acordo com o professor de yoga e naturopata, Ravi Kaiut, a prática pode ser usada tanto de forma preventiva como de suporte ao tratamento de problemas já desenvolvidos.
“A prática de yoga ajuda a cuidar da saúde mental permitindo relaxar e reduzir o estresse, ansiedade e ajudando a regular os hormônios do bem estar, como a serotonina, combinando posturas, respiração e meditação”.
“Essa prática global de saúde não só previne problemas como ansiedade e depressão, mas também oferece suporte ao tratamento de quem já enfrenta essas dificuldades”, explica.
A respiração no controle emocional
Segundo Ravi Kaiut, o pranayama – conjunto de técnicas de controle respiratório do yoga – é bastante eficaz em ajudar a desenvolver um bom controle emocional.
“A nossa respiração dita o ritmo do nosso corpo, se ela está muito acelerada ou se está mais lenta, isso reflete diretamente no nosso estado emocional, por isso, o controle da respiração ensinado no yoga, é uma maneira incrível de ajudar a lidar com as emoções”.
“Quando focamos na nossa respiração, conseguimos acalmar a mente e diminuir a ansiedade. Essa prática nos ensina a reconhecer e gerenciar melhor nossos sentimentos, algo que tem se tornado cada vez mais complexo atualmente”, explica Ravi Kaiut.
5 benefícios do yoga para a saúde mental
1. Redução da ansiedade;
2. Melhora do Humor;
3. Aumento da Concentração;
4. Autoconhecimento;
5. Resiliência Emocional.
Fonte: Equipe MF Press Global