
Foto: Divulgação
Troca de materiais recicláveis, geladeiras e lâmpadas estão entre as iniciativas da concessionária.
As ações de sustentabilidade da Enel Rio evitaram a emissão de 2,8 mil toneladas de CO₂ na atmosfera no ano passado. O número, equivalente à retirada de 600 carros das ruas por um ano, foi viabilizado por meio do Programa de Eficiência Energética da distribuidora, que promove a troca de materiais recicláveis, lâmpadas e eletrodomésticos. As ações da Enel Rio também buscam conscientizar sobre a importância do descarte adequado de resíduos, que é um dos objetivos do Dia Mundial da Reciclagem, comemorado neste sábado (17).
Somente nos pontos de materiais recicláveis, a distribuidora arrecadou, no último ano, 1,2 tonelada de resíduos, entre papéis, plásticos, vidros e metais. Além disso, a Enel Rio ainda investe em ações de eficiência energética que promovem a troca de lâmpadas, ares-condicionados e geladeiras por modelos mais modernos e econômicos. Em 2024, 656 clientes participaram do programa de troca de geladeiras e mais de 35 mil lâmpadas LED foram disponibilizadas para substituição dos modelos fluorescentes e incandescentes dos consumidores que participaram das iniciativas da empresa.
“Ações cotidianas, como a separação correta do lixo e o envio para o descarte correto, e até mesmo a substituição de um eletrodoméstico antigo por um mais novo têm um efeito real na preservação do meio ambiente. Se cada um fizer a sua parte, podemos reduzir os impactos das mudanças climáticas e caminhar em direção a um mundo mais limpo e consciente”, disse Leonardo Soares, Responsável por Sustentabilidade da Enel Rio.
Sobre a Enel Distribuição Rio
A Enel Distribuição Rio atende 66 municípios do estado do Rio de Janeiro, abrangendo 73% do território estadual, com cobertura de uma área de 32.188 km². A Região Metropolitana de Niterói e São Gonçalo e os municípios de Itaboraí e Magé representam a maior concentração do total de 3 milhões de clientes atendidos pela companhia.
Fonte: Michelle Mendes/FSB