A Diretoria das Atividades de Desmontagem do Detran.RJ começou, nesta quarta-feira (26/06), a treinar os proprietários de empresas de comercialização de peças de automóveis credenciadas pelo departamento a manusear o sistema de rastreamento e etiquetagem de materiais que serão expostos e vendidos em seus estabelecimentos. O treinamento consiste em explicar a esses comerciantes a operação do sistema e o reconhecimento de cada etiqueta identificadora das peças a serem comercializadas. A princípio, cinco dos dezoito proprietários de ferros-velhos cadastrados foram convocados para a atividade.
A fase de treinamento faz parte do trabalho do Detran.RJ de incentivar os proprietários de ferros-velhos do Estado do Rio a se credenciar junto ao órgão. A intenção é fazer com que todos possam trabalhar de forma organizada e dentro da lei, comercializando peças de procedência comprovada por notas fiscais. Durante as ações de fiscalização, agentes da força-tarefa do Governo do Estado têm orientado os donos desses estabelecimentos a se regularizar através da aba Desmonte no site do Detran (www.detran.rj.gov.br). Nesse endereço, também é possível consultar os ferros-velhos já cadastrados.
Para o diretor-geral das Atividades de Desmontagem do Detran.RJ, Luiz Alberto Moreira Coelho, toda ação de fiscalização da Operação Desmonte serve de alerta aos proprietários desses estabelecimentos para que se adequem às normas e passem trabalhar de forma legal.
“Essa etapa de treinamento é importante para que todos possam operar e trabalhar de forma correta junto sistema do Detran, adotando a etiquetagem padronizada. Depois de credenciados, todos os proprietários passarão por esse treinamento. As pessoas interessadas em comprar peças legais podem entrar no site do Detran e ter acesso aos estabelecimentos que estão trabalhando credenciados e com peças de origem correta”, disse Luiz Alberto.
O proprietário da empresa LM Comércio de Peças, Luiz Gonçalves Gatto Neto, elogiou o treinamento que recebeu. “É importante para quem procura trabalhar de forma correta e padronizada, de acordo com as normas exigidas”, disse ele. O estabelecimento já está regularizado, credenciado e comercializa peças de procedência comprovada com as devidas notas fiscais.
Localizado às margens da Rodovia Presidente Dutra, em Nova Iguaçu, o estabelecimento de Gatto Neto foi considerado pela fiscalização do Detran.RJ um exemplo a ser seguido pelos demais comerciantes do setor. As prateleiras no alto, com peças separadas, identificadas, datadas e com notas fiscais, mostram a organização copiada do modelo de lojas do ramo no Sul do país. Na área de desmonte e lavagem das sucatas, todas adquiridas em leilões, com notas fiscais, há escoamento para os resíduos retirados dos carros, piso impermeável, recipientes separadores de óleo e outras substâncias.