Curso é gratuito e inscrições para novas vagas poderão ser feitas em 14 de junho
Caio Jocepio Soares, de 24 anos, é um exemplo de superação. Usuário de cadeira de rodas desde os 18 anos de idade, morador da periferia, ele foi aprovado nesta terça-feira (30/4) na prova prática de direção, após cursar gratuitamente as aulas do programa Cidadania Sobre Rodas, da Escola Pública de Trânsito (EPT), do Detran.RJ. Em breve, vai receber sua primeira Carteira Nacional de Habilitação (CNH), ficando apto para dirigir um carro adaptado.
“O Cidadania me possibilitou a realização de um sonho, e vai me ajudar bastante no futuro. Vou poder ser mais independente, porque não é fácil sair de casa sendo cadeirante na Baixada Fluminense”, disse o rapaz, que foi vítima de um tiro em Nova Iguaçu, perto de onde mora. Ele trabalha como técnico de conserto de celular e pretende cursar a faculdade de psicologia.
O Cidadania Sobre Rodas proporciona às pessoas com deficiência a chance de tirar a CNH de forma totalmente gratuita. As aulas práticas, em carros adaptados, são ministradas pelos instrutores da Escola Pública de Trânsito, no posto Detran.RJ Acessível, na Avenida Francisco Bicalho – o único do país exclusivo para o público PCD e os idosos. As aulas teóricas podem ser feitas na própria EPT ou em autoescolas mais próximas das casas dos alunos.
Dos 13 alunos com deficiência que fizeram a prova nesta terça, oito foram aprovados e cinco terão de fazer novas aulas antes de tentar de novo. Mas todos elogiaram a qualidade das aulas e a oportunidade de aprender a dirigir em carros adaptados. O curso para PCD é caro e difícil de encontrar nos centros de formação de condutores.
Caio fez a prova num carro do Detran.RJ com acelerador e freio na mão. Estava nervoso, mas saiu-se muito bem, e agora só precisará voltar para receber a CNH. “Vou sentir falta das aulas, que ocupavam a minha cabeça, e também dos instrutores”, disse o rapaz, numa declaração parecida com a do cobrador de ônibus Ângelo Márcio Conceição da Silva, de 45 anos, também aprovado nesta terça num carro adaptado com acelerador e freio na mão esquerda:
“O curso foi maravilhoso, as pessoas aqui são compreensivas, entendem as dificuldades das pessoas com deficiência. O segredo é não desistir nunca. Fui reprovado nove vezes na prova teórica, na décima consegui passar. E hoje passei de primeira na prova prática. Já posso me considerar um motorista, uma pessoa mais independente”, disse Ângelo.
As pessoas com deficiência que quiserem se inscrever para o curso gratuito do Cidadania Sobre Rodas devem ficar atentos ao Dia D de inscrições no programa. São quatro datas durante o ano, a próxima em 14 de junho – em homenagem ao Dia do Orgulho Autista, celebrado em 18 de junho. Novas turmas já estão em andamento.