As irregularidades mais comuns encontradas foram automóveis e motos com licenciamento anual vencido e condutores com carteiras de habilitação vencidas. Em cumprimento ao que determina a lei estadual 8.427/19, os condutores autuados receberam sete dias úteis de prazo para regularizar a situação de seus veículos e comprovar ao Detran que os problemas foram sanados. Após este prazo, as infrações serão registradas no sistema e os veículos estarão proibidos de circular.
No trecho da Avenida das Américas onde a blitz foi realizada, em frente ao campo olímpico de golfe, os moradores têm denunciado a realização frequente de pegas de automóveis, pondo em risco a segurança de motoristas e pedestres na região. A operação coibiu a prática na noite desta quinta-feira, e a Coordenadoria de Fiscalização (Cfisc) do Detran.RJ informou que fará outras blitzes na área para impedir a realização dos pegas.
Para isso, o Detran estará atento à modificação irregular de característica dos veículos, como rebaixamento de suspensão, abertura de escapamentos e “envenenamento” de motores. Todos os motoristas flagrados com veículos nessas condições serão autuados, e os veículos serão retirados de circulação. O Detran.RJ também fará outras operações em todo o Estado do Rio para coibir motocicletas com escapamentos adulterados.