Unidade foi inaugurada nesta sexta-feira (13/1) em Botafogo, na sede da FIA-RJ, para emissão de carteiras de identidade e CNHs
O presidente do Detran.RJ, Adolfo Konder, e a presidente da FIA-RJ, Fernanda Lessa, tinham assinado, em 2022, um termo de cooperação para a cessão do espaço. O novo posto contará com duas salas e uma área de recepção, com cerca de 100 metros quadrados para o atendimento ao público. Posteriormente, a unidade também aplicará provas teóricas.
“Nosso objetivo é atender cada vez melhor a população. Neste novo posto, o Detran vai oferecer cerca de 100 atendimentos diários para habilitação e identificação civil aqui na Zona Sul. É importante para o Detran poder ampliar os seus serviços por meio de mais esta parceria com a FIA. Aliás, o governador Cláudio Castro é um grande incentivador de parcerias entre os órgãos do estado. Detran e FIA estão aqui juntos para atender melhor o cidadão do Estado do Rio”, disse o presidente Adolfo Konder.
Só em 2022, o Detran.RJ inaugurou 15 novos postos de atendimento no Rio, na Região Metropolitana e no interior do estado, e reformou outros. A sede da FIA-RJ, em Botafogo, ocupa um grande terreno com mais de 500 metros quadrados de área construída. Na Zona Sul, além deste novo posto, o Detran tem as unidades da Gávea, do Largo do Machado e de Copacabana.
O termo de cooperação é mais um projeto de estreitamento entre os dois órgãos – pois o Detran.RJ já é parceiro da fundação na oferta de estágios remunerados a alunos do Programa Trabalho Protegido na Adolescência (PTPA). São jovens de 15 e 16 anos que estão cursando o Ensino Médio pela instituição.
“A FIA já tem um trabalho conjunto com o Detran, oferecendo estágios para os adolescentes através do PTPA. E, hoje, estamos aqui formalizando mais uma parceria na nossa sede. Um dos nossos programas, o SOS Crianças Desaparecidas, tem como uma das dicas de prevenção do desaparecimento de crianças e adolescentes a identificação civil. E justamente aqui teremos um posto para que nossas crianças e adolescentes, assim como toda a população local, possam tirar sua identificação. Estamos muito satisfeitos em saber que fazemos parte disso”, afirmou a presidente da FIA, Fernanda Lessa.
A Fundação para a Infância e Adolescência (FIA-RJ) é vinculada à Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos (SEDSODH) do Rio de Janeiro. Sua missão é colaborar na formulação de políticas públicas de garantia de direitos na área da infância e adolescência.