
Ação educativa na Barra. Foto/Divulgação: Detran-RJ

A operação aliou a ação educativa do Detran.RJ com a tradicional fiscalização da Lei Seca. Para conscientizar sobre os perigos de dirigir sob efeito de álcool e drogas ilícitas, os agentes da Educação do Detran.RJ montaram um circuito de cones na avenida, e convidaram motoristas e motociclistas a usar óculos especiais que simulam essas reações no trânsito.
Todos os que participaram da simulação receberam cartilhas com orientações de segurança no trânsito, e os motociclistas ganharam de brinde antenas de proteção contra linhas de pipa. “O teste que eu fiz comprova o perigo provocado pela irresponsabilidade dos motoristas. Foi uma experiência assustadora”, disse o professor de Educação Física André Luiz Lessa, um dos que derrubou quase todos os cones.
O motociclista Carlos Alexandre Mendes, que recebeu uma antena de proteção, foi outro que saiu convencido de que o álcool não combina com a direção. Ele não conseguiu completar o circuito de cones e constatou que é impossível pilotar sob efeito de álcool: “Derrubei tudo. Ainda bem que não estava em cima da moto”, brincou ele.

A ação do Detran.RJ em conjunto com a Lei Seca ajuda a mostrar que o objetivo das operações de fiscalização não é punir, mas conscientizar os motoristas e motociclistas sobre os riscos de acidentes provocados pelo consumo de álcool e drogas. Foram abordados 148 motoristas, e em apenas 1,33% dos casos houve resultado positivo para alcoolemia ou recusa a fazer o teste.