Pietro, que está aprendendo a tocar tamborim e vai desfilar na terça-feira de Carnaval, exibia todo orgulhoso o novo documento: “Vou mostrar para geral. Quero que todo mundo veja minha carteira de identidade”.
O presidente Adolfo Konder, que entregou o documento para a criançada, destacou que a Carteira de Identidade Nacional evita a duplicidade de registros e dificulta fraudes. “Com o novo documento, a pessoa passa a ser identificada com um número único, o CPF. Hoje, é possível o cidadão tirar um RG com números diferentes em cada estado da federação. Agora será único. Muito importante receber estes pequenos foliões, às vésperas do Carnaval, e oferecer este documento para a nova geração do Estado do Rio de Janeiro”, afirmou Konder.
Para obter a Carteira de Identidade Nacional
O Detran.RJ começou a emitir a CIN há cerca de duas semanas. O novo documento tem o CPF como número único de identificação, reconhecido em todo o território nacional, com o objetivo de dificultar fraudes. Inicialmente, como projeto-piloto, a CIN está sendo emitida apenas para crianças de 0 a 11 anos de idade que pedirem a primeira via do RG em qualquer posto de identificação civil do Detran.RJ no Estado do Rio de Janeiro.
Para que seja possível emitir a Carteira de Identidade Nacional, a criança precisa ter a certidão original de nascimento com o CPF, ou a certidão original e mais o documento de inscrição no CPF. Quem não tiver o CPF emitido pela Receita Federal receberá o modelo antigo de RG. Antes de solicitar a identidade, é possível fazer a inscrição no CPF pelo site da Receita ou em unidades conveniadas, como Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal, Correios e cartórios de Registro Civil.
A nova CIN tem um QR Code que permite verificar a autenticidade do documento, bem como saber se foi furtado ou extraviado. Foi incorporado também um código internacional usado em passaportes, chamado MRZ, que facilita o uso do RG como documento de viagem, sendo lido em terminais de autoatendimento nos aeroportos brasileiros. Elementos gráficos modernos também dificultam falsificações do novo modelo.