Segundo dados do Instituto de Segurança Pública (ISP), foram registrados em 2021 no Estado do Rio 17.760 acidentes, com 2.122 atropelamentos e 1.874 mortes no trânsito. Estatísticas do Detran.RJ revelam ainda que as principais vítimas do trânsito são homens jovens, entre 18 e 29 anos. Além disso, as crianças e adolescentes, de 5 a 18 anos incompletos, mesmo não sendo os agentes principais do trânsito, representam cerca de 5% das vítimas a cada ano.
“A conscientização é o melhor caminho para que as pessoas adotem um comportamento mais responsável no trânsito. No mundo inteiro, acidentes no trânsito são considerados uma epidemia. O Maio Amarelo é um movimento importante, que chama a atenção de toda a sociedade para um trânsito com mais segurança e mais humano”, afirma o presidente do Detran.RJ, Adolfo Konder.
AÇÕES DO DETRAN.RJ NO MAIO AMARELO“As ações educativas do Detran.RJ vão acontecer ao longo de todo o mês de maio, tanto na capital quanto no interior do estado. Nossos agentes estarão nas ruas lembrando que “Juntos salvamos vidas’”, diz o coordenador de Educação para o Trânsito do Detran.RJ, Fellipe Santos. A primeira blitz educativa será no dia 5/5, às 10h, em Nilópolis. Haverá outras ações em São Gonçalo, Rio Bonito, Itaocara, São Fidélis, Itaboraí, Silva Jardim, Angra dos Reis, entre outros municípios.
Dia: Quarta-feira (4/5)
Horário: 19h
Local: Santuário Cristo Redentor