Desfile-Cívico-Escolar-Cópia

A Prefeitura de Itaboraí, por meio da Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Turismo, realizará no próximo dia 22 de maio (quarta-feira), na Praça Marechal Floriano Peixoto, Centro, o tradicional Desfile Cívico Escolar. O evento faz parte da comemoração pelos 186 anos de Emancipação Político-Administrativa do município e seus 452 anos de história. O desfile contará com instituições de ensino das redes públicas municipal e estadual e de escolas privadas.

O prefeito de Itaboraí, Dr. Sadinoel Souza, destacou que mesmo com a crise financeira que o município atravessa, o desfile cívico será mantido, por se tratar de um evento tradicional na cidade, e que reúne famílias. “O desfile cívico escolar é tradicional em nosso município e não vamos deixar essa tradição ser esquecida. Quero agradecer imensamente aos servidores municipais envolvidos no desfile, pela organização e planejamento. E ainda aos profissionais de Educação e estudantes que participam, mostrando os trabalhos de excelência desenvolvidos nas escolas”, disse o chefe do Executivo.

A programação terá início às 8h, com a solenidade de Hasteamento das Bandeiras, em frente ao prédio da Prefeitura de Itaboraí, com a participação da Banda da Guarda Municipal, Guarda Mirim e do Coral do CREMII e Conviver com o Idoso – projetos que atuam com idosos no município. Uma carreata da Associação dos Carros Antigos de Itaboraí acontecerá antes do início do desfile, previsto para 8:30h.

O Desfile Cívico Escolar contará também, além das escolas, com as Instituições Especializadas de Apoio ao Estudante da Rede Pública Municipal, como a Clínica-Escola do Autista; Sociedade Pestalozzi de Itaboraí; EADI – Espaço de Atendimento ao Desenvolvimento Integral; Projeto Conviver com o Idoso; CREMII – Centro de Referência da Educação Municipal do Idoso de Itaboraí, e NAPEM – Núcleo de Atendimento Psicopedagógico da Educação Municipal. Contará ainda com os Centros Municipais de Educação Infantil e com a participação do Espaço Universitário. O evento será abrilhantado pela Banda da Guarda Municipal de Itaboraí, a Banda da Guarda Mirim e mais 10 bandas das escolas da Rede Pública Municipal e outras das escolas estaduais e particulares.

Para o secretário municipal de Educação, Osório de Souza, o desfile cívico escolar é um momento de confraternização das escolas, alunos e famílias. “É um grande dia. Apesar de toda dificuldade que estamos passando, o prefeito Dr. Sadinoel faz questão de fazer um grande desfile escolar em comemoração ao dia de aniversário de Itaboraí”, disse o gestor da pasta.

Mesmo sendo uma comemoração solene e festiva, o Desfile Cívico Escolar tem objetivos pedagógicos-culturais, incentivando e dando visibilidade ao trabalho desenvolvido nas escolas itaboraienses. E visa resgatar e valorizar a história, a memória e a cultura do município para promoção do reconhecimento dos participantes como sujeitos históricos e cidadãos ativos.

Ao todo, aproximadamente 450 funcionários da Prefeitura estarão envolvidos no evento. Dentre eles, servidores das secretarias municipais de Educação, Cultura e Turismo; Segurança e Defesa Civil; Transportes; Obras e Serviços Públicos; Desenvolvimento Econômico e Integração com o Comperj; Desenvolvimento Social; Esporte e Lazer; Governo; Saúde; Chefia de Gabinete e Itaprevi.

A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social estará presente oferecendo as atividades de bola mania e tatuagem criativa para as crianças. Além de orientação sobre os programas Cras – Centro de Referência de Assistência Social; Creas – Centro de Referência Especializado de Assistência Social; Bolsa Família; Ceam – Centro Especializado em Atendimento à Mulher Vítima de Violência; Centro Pop e Peti – Programa de Erradicação do Trabalho Infantil. Também estarão as Secretarias de Meio Ambiente e Urbanismo; Agricultura, Abastecimento e Pesca e Trabalho e Renda. No Centro de Memória de Itaboraí (na antiga Casa de Câmara e Cadeia) e na Casa Heloisa Alberto Torres estarão acontecendo exposições de artesãos da Escola de Artes Washington Luiz José da Costa e sobre a história do município.

Além da Praça Marechal Floriano Peixoto, as ruas e/ou trechos do entorno serão interditadas a partir das 6h até às 16h. Dentre elas estão, as ruas Dr. Pereira dos Santos;  Pe. José Leandro; Major Romeu Simões da Fonseca; Rua Álvaro Alves Júnior; Pe. José Olímpio; Dr. Macedo; Rua Hermeto Costa; Promotor Ciro Olímpio da Mata; Rua São João; Travessa Agenor Castor dos Santos; Rua Salvador de Mendonça; Cel. Antônio Leal; João Caetano; Rua do Bonfim e Fidélis Alves.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *