professor josemar

Deputado Professor Josemar (PSol). Foto/Divulgação: Alerj

Nesta terça-feira, a Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj) entregará o diploma Zumbi dos Palmares a pessoas, movimentos e instituições que dão contribuição relevante em defesa dos direitos dos negros no Estado do Rio. A iniciativa é do presidente da Comissão de Combate às Discriminações e Preconceitos Raciais, deputado estadual Professor Josemar (PSOL).

Como parte do evento, será aberta a exposição de fotografias RJ é Solo Preto e Indígena também organizada pelo mandato do deputado estadual Professor Josemar (PSOL), em parceria com o a área cultural do Palácio Tiradentes. A exposição, que reúne fotografias de quilombos, grupos de Maracatu, Jongo e movimentos de protestos de mulheres negras, será inaugurada com apresentações culturais de artistas, e permanecerá até meados de novembro.

RJ É Solo Preto é um movimento de justiça social, memória e revisionismo histórico construído a partir do mandato do professor Josemar, em conjunto com coletivos e movimentos sociais negros e indígenas. A proposta é implementar um projeto de cidades, estados e país antirracistas, articulando diversas ações dentro e fora do parlamento.

“A entrega dos diplomas é uma simbologia da expressão do povo negro. Serão destinados ao movimento negro, a instituições e todos que lutam pelos direitos e igualdade raciais. Na estrutura social não temos o que comemorar, nossos salários mais baixos. Somos o principal alvo da repressão e da ausência de políticas públicas. Mas houve  avanços. Há 135 anos estávamos nas senzalas e nos troncos. Hoje, mesmo com limitações, temos representantes públicos negros, por exemplo. Por isso, precisamos valorizar a nossa história e cultura com eventos, diplomas e premiações”, disse Professor Josemar, presidente da Comissão de Combate às Discriminações e Preconceitos raciais da Alerj.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *