Unidade reduziu vários índices criminais e apresentou maior redução do Estado
Em 365 dias, 1.004 criminosos retirados das ruas, além de 439 armas – sendo 43 fuzis. Este é o saldo do primeiro ano do tenente-coronel Gilmar Tramontini à frente do 7°BPM (São Gonçalo).
A data foi celebrada nesta sexta-feira, dia 31 de julho, em evento que reuniu o ex-comandante geral da corporação, coronel Wilton Ribeiro, e o atual, coronel Rogério Figueredo. O deputado estadual Coronel Salema – que comandou a unidade em 2014 – e o deputado federal Roberto Sales também marcaram presença.
Ex-comandante geral da PMERJ e responsável pela aquisição dos primeiros helicópteros da corporação, tendo sido o criador do Grupamento Aéreo e Marítimo (GAM) – hoje Grupamento Aeromóvel -, o coronel Wilton Ribeiro palestrou sobre a criação do 7°BPM – que em sua origem era chamado 1° Batalhão de Caçadores.
Depois houve uma homenagem aos policiais militares que mais se destacaram em ações e a apresentação dos dados estatísticos da unidade.
O 7°BPM foi a unidade que apresentou a maior redução de roubos de rua, de roubos de veículos e de roubos de carga no primeiro semestre de 2020.
O primeiro reduziu 51,1%, o segundo 58,5% e o terceiro 45,9%. Além disso, também houve queda nos crimes violentos letais intencionais e no roubo em coletivo, com diminuição de 12,3% e 51,3%, respectivamente.
“A tropa é reflexo de seu comandante. Vim parabenizar o Tramontini e todo o efetivo desta unidade que tive a honra de comandar. A população de São Gonçalo tem motivo para se orgulhar desse batalhão”, ressaltou o deputado estadual Coronel Salema.
Enquanto em junho de 2019 houve o registro de 117 roubos de carga, em junho de 2020 foram 49 casos. O roubo de carros, em junho do ano passado, teve 423 registros. Já em junho de 2020 foram registrados 141.
Considerando-se todos os seis primeiros meses do ano, em 2019 houve 2.675 carros roubados. Já no mesmo período de 2020 foram 1.103 – menos da metade.
Entre os presentes que prestigiaram a comemoração, o comandante e o sub-comandante do 12°BPM (Niterói), coronel Sylvio Guerra e major Aristheu Lopes, respectivamente; o comandante do 25°BPM (Cabo Frio) e comandante eventual do 4° Comando de Policiamento de Área (4°CPA), coronel Rodrigo Ibiapina; a subcomandante do Batalhão de Polícia Rodoviária Estadual (BPRv), tenente-coronel Daniele Neder; e o coronel Fernando Príncipe e o coronel Venâncio Alves de Moura, ex-comandantes do Batalhão de Operações Policiais Especiais (BOPE).