unnamed (5)
Acelerar a marcação de exames para diagnosticar o câncer de mama e, consequentemente, iniciar com mais brevidade o tratamento. É o pedido que a deputada estadual Rosane Felix (PSD) formalizou ao secretário de Estado de Saúde, Carlos Alberto Chaves.
Em todas as regiões do Rio de Janeiro, são muitas as queixas de demora na realização de exames, especialmente mamografia, o que prejudica o combate à doença. Moradores de municípios afastados da capital enfrentam ainda mais dificuldades para diagnosticar e iniciar tratamento do câncer de mama.
Rosane Felix alerta que as ações do Outubro Rosa precisam, realmente, tornar mais eficiente o dia a dia na rede de atendimento à saúde.
“Embora a campanha de conscientização sobre o câncer de mama seja de extrema relevância, se não for acompanhada de ações efetivas do Poder Público para a melhoria do atendimento à mulher, não alcançaremos o nosso objetivo de prevenir, tratar e salvar vidas”, afirma a deputada Rosane Felix.
Segundo a Instituto Nacional do Câncer, o câncer de mama é a primeira causa de morte por câncer em mulheres no Brasil, com patamares diferenciados entre as regiões. Para a prevenção desta doença, além da adoção de hábitos saudáveis, como controle do peso, alimentação saudável, prática de exercícios físicos e evitar bebidas alcoólicas; é indicado que toda mulher dos 50 aos 69 anos faça o exame de mamografia a cada dois anos, mesmo sem ter nenhum sintoma.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *