
Robson Sardinha com alunos na Bienal do Livro. Foto/Divulgação
Diretora destaca valorização de alunos e profissionais da rede em atividades promovidas pela Secretaria de Estado de Educação
Uma pequena Bienal: desta vez, no Ciep 126 – Almedorina Azeredo, em São Gonçalo. Empolgado com a visita de estudantes do Ensino Médio à maior feira literária do país, na última segunda-feira, no Riocentro, o agente de leitura Robson Sardinha sugeriu à diretora Márcia Aparecida Pestana fazer, em outubro ou novembro deste ano, uma versão “pocket” da Bienal na escola. E a ideia foi imediatamente aceita.
– Nós temos uma biblioteca e uma sala de leitura ambiente, com livros divididos por temas e cantinhos aconchegantes para os alunos lerem as obras que selecionam nas prateleiras. Já vínhamos pensando em promover uma feira e a Bienal nos estimulou a levar adiante este projeto. Queremos ter a presença de vários autores, promotores de leitura e profissionais da educação, como o professor de Literatura João Luiz, criador do famoso sarau “Corujão da Poesia” em São Gonçalo – explica Robson Sardinha, que promove nesta terça-feira (dia 5/9) “Feirão da Independência”, em alusão ao 7 de Setembro, na escola.
A iniciativa dos profissionais de educação do Ciep Almedorina Azeredo foi aplaudida pela secretária estadual de Educação, Roberta Barreto, que participa desde o início da Bienal, no dia 1º de setembro, das atividades da rede no estande “Educação de Talento”, no Riocentro:
– É emocionante ver nossos alunos e profissionais da rede aproveitando toda a magia da Bienal do Livro. E vê-los fazendo planos para criar novas atividades que incentivem a leitura nos mostram o poder desta iniciativa de trazê-los para a maior feira literária do país. Como sempre digo, a educação transforma.

De acordo com a diretora Márcia Pestana, 342 estudantes do ensino regular e do Educação de Jovens e Adultos (EJA) frequentam a escola. São alunos do 6º ano do Ensino Fundamental ao 3º ano do Ensino Médio. Os 32 alunos que foram à Bienal estão concluindo o Ensino Médio e oito professores acompanharam os jovens na visita ao Riocentro. Entre eles, a coordenadora pedagógica Rejane Pinto Nogueira, que elogiou a iniciativa da Seeduc-RJ de dar um voucher de R$ 100 para os alunos comprarem livros e de R$ 200 para os professores.
– A Seeduc vem promovendo a humanização e a valorização de estudantes e de profissionais que atuam na rede, o que muito nos emociona. As pessoas precisam disso – afirma Márcia Pestana.
CLIQUE E ACESSE NOSSO CANAL!!!!
Com o seu voucher, Juliana Santos, de 12 anos e aluna do 7º ano do Ensino Fundamental do Ciep 126 levou para casa, em Rio D’Ouro, “As Aventuras de Mike – Mudando de Casa”, de Gabriel Deparo, e “Chapeuzinho Vermelho’’, um livro de colorir com os personagens do clássico conto de fadas publicado pelo francês Charles Perrault e, depois, pelos Irmãos Grimm.
– Eu me tornei leitora há dois anos, pois dá para imaginar várias coisas ao ler um livro. Na Bienal, achei muitos livros interessantes e a decoração, chamativa. Adorei e quero voltar na próxima – resumiu Juliana, que tem uma irmã e é filha de caixa de supermercado e de profissional da limpeza.