Ao todo, 18 bairros têm locais para receber munícipes em casos de chuvas fortes e acionamentos das sirenes
A Subsecretaria de Defesa Civil de São Gonçalo atualizou os pontos de apoio que atendem às 25 sirenes do sistema de alerta e alarme no município. Os locais estão identificados por uma placa com a informação “Ponto de Apoio para chuvas Fortes”. Os pontos de apoio são locais seguros sinalizados pela Defesa Civil, para onde os moradores de áreas de risco a desastres devem se dirigir em caso de chuvas fortes e acionamentos das sirenes.
“É muito importante que os moradores já tenham separado um kit de emergência com documentos, remédios, calçados (sem salto e antiderrapante), material de higiene, água e alimentos”, alertou o Coronel Fernando Rodrigues, subsecretário de Defesa Civil de São Gonçalo.
É possível encontrar os pontos de apoio nos seguintes bairros: Arsenal, Barro Vermelho, Boa Vista, Covanca, Engenho Pequeno, Gradim, Itaúna, Laranjal, Lindo Parque, Mutuaguaçu, Nova Grécia, Novo México, Patronato, Porto Novo, Sete Pontes, Tenente Jardim, Venda da Cruz e Zumbi.
Quando a sirene emite o aviso de mobilização, significa que há o risco de deslizamento. Assim, o morador deve ficar atento, pois ao ouvir a sirene, sua ação deve ser automática: reunir a família, pegar o kit de emergência e ir ao ponto de apoio.
Esse trabalho de prevenção reforça a importância do Sistema de Alerta e Alarme para minimizar os riscos de desastres. As sirenes são ferramentas de prevenção, que possibilitam que os moradores de áreas de risco sejam avisados com rapidez sobre a urgente necessidade de sair de casa e ir a um local seguro.
“Paralelamente, estamos implantando os Núcleos Comunitários de Proteção e Defesa Civil para apoiar e capacitar essas áreas de redução de riscos de desastres, por meio de seus coordenadores voluntários”, afirmou o subsecretário.