defesacivil

Foto: Divulgação

O relatório do Ministério da Integração e Desenvolvimento Regional – MIDR, Mostra que o município de Niterói desponta com a nota mais alta no Índice de Capacidade Municipal para o tema. O município também é colocado no grupo de municípios com estrutura de Defesa Civil em Nível Alto, dentro de quatro faixas estabelecidas (Alta, Intermediária Avançada, Intermediária Inicial e Inicial).

 

 

“Fico muito feliz em saber que nossa cidade ocupa essa posição de destaque, como sempre digo é a compensação por uma série de investimentos e  realizações feitas na estruturação da Defesa Civil. Trabalhamos muito para que isso se tornasse uma realidade nos dias de hoje”, comemorou o Coronel Walace, que destacou também que hoje a Defesa Civil de Niterói conta com equipe técnica multidisciplinar, composta por engenheiros, arquitetos, geólogos, geográfos, meteorologistas entre outros, os quais realizam mais de 2 mil atendimentos por ano. Possui também os protocolos mais avançados para ações em cenários diversos de risco. Desde 2013, foram investidos mais de R$ 1 bilhão em obras de contenção de encostas em toda a cidade. Também foram investidos cerca de R$ 500 milhões em obras macro e microdrenagem, além de pavimentação. Além disso, foram criados 153 Núcleos de Defesa Civil (NUDECs), com mais de 3,3 mil voluntários capacitados atuando nas comunidades de maiores vulnerabilidades.

“Essa efetiva participação dos cidadãos nas ações da Defesa Civil de Niterói é exemplo em todo País. São homens e mulheres de todas as idades que acionam imediatamente a Defesa Civil em caso de emergências, antecipando muita das vezes o atendimento inicial com base nos treinamentos até a chegada de uma equipe especializada da Defesa Civil, do Corpo de Bombeiros ou do SAMU”, completou Coronel Walace que já foi comandante do Corpo de Bombeiros de Niterói.

 

INVESTIMENTO EM TECNOLOGIA PARA PREVENÇÃO DE RISCO DE DESASTRES

 

O Centro de Monitoramento e Operações (CMO) da Secretaria Municipal de Defesa Civil e Geotecnia (SMDCG), possui atualmente, 37 sirenes e 46 pluviômetros automáticos, sendo esses equipamentos capazes de realizar o monitoramento em tempo real do volume de chuva que incide em cada região, possibilitando a tomada de ações de avaliação de risco e de eventuais evacuações de área. O Centro de Monitoramento conta com plantão 24h de monitoramento meteorológico, com envio detalhado de informações sobre a previsão do tempo.

 

Foto/Divulgação

 

A Defesa Civil adquiriu, em 2023, um novo radar meteorológico de alta tecnologia que permite uma maior previsibilidade e acompanhamento das tempestades, além de possibilitar estudos de mitigação de riscos e demais projetos voltados ao aumento da proteção do cidadão e da capacidade de resiliência do município. 

Foram adquiridos também 3 estações de qualidade do ar, estações meteorológicas e 8 estações meteorológicas, que permitirão um monitoramento mais eficiente de todo o município. 

 

Foto/Divulgação

 

Parcerias com a Universidade Federal Fluminense para criação de sensores de deslizamentos, sensores de fogo em vegetação, câmeras inteligentes para monitoramento de alagamentos, uso de IA para modelos meteorológicos, dentre outros projetos a partir do PDPA também integram essa rede de tecnologia a serviço da segurança da população.

 

 

Foto/Ilustração/Divulgação

 

Link com mais informações: https://www.gov.br/mdr/pt-br/assuntos/protecao-e-defesa-civil/icm

 

Fonte: Ascom e MIDR

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *