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Foto/Divulgação: Freepik

Inovações e responsabilidade ambiental estão transformando o setor de entregas, atendendo a demandas do público, do mercado e do planeta

No cenário onde a conveniência de receber produtos em casa nunca foi tão valorizada, é impossível ignorar os impactos ambientais dessa prática, especialmente no que diz respeito ao transporte e ao uso excessivo de embalagens. No entanto, uma série de iniciativas está surgindo, buscando mitigar esses efeitos e transformar o delivery em um modelo mais ecológico e responsável.

 

“Em meio a um processo de transformações que acompanham as novas necessidades dos consumidores, os empreendedores enfrentam também uma crescente pressão por adotar práticas mais sustentáveis. Isso inclui, por exemplo, o uso de transportes não poluentes para reduzir emissões de carbono e a implementação de estratégias para minimizar a geração de resíduos, alinhando seus negócios a uma economia mais verde e consciente”, comenta Vinícius Valle, coordenador de marketing da Gaudium, startup focada nos mercados de mobilidade e logística.

 

Um dos maiores avanços nesse processo é a adoção de bicicletas e motos elétricas. Veículos movidos a combustíveis fósseis, que poluem o ambiente com emissão de gases nocivos, estão sendo substituídos por opções elétricas, mais eficientes e menos prejudiciais ao meio ambiente. Ao lado das bikes, essas motocicletas não só ajudam a reduzir a emissão de carbono, mas oferecem o benefício de ser mais silenciosas — o que diminui, ainda, a poluição sonora.

 

O setor tem investido também em embalagens mais sustentáveis, substituindo o plástico por materiais biodegradáveis ou compostáveis, que se decompõem mais rápido e têm menor impacto ambiental. Além disso, algumas empresas utilizam embalagens reutilizáveis com sistemas de devolução, incentivando a economia circular e reduzindo o desperdício.

 

Essas transformações estão moldando um novo panorama para o setor, no qual sustentabilidade e inovação andam lado a lado. “Ao adotar práticas mais ecológicas, as empresas não apenas estão atendendo a uma demanda crescente por opções mais responsáveis, mas também contribuindo para um futuro mais sustentável”, finaliza Valle.

 

Sobre a Gaudium

Gaudium, dona da Machine, é uma empresa de tecnologia criada em 2011 pelo cientista da computação Bruno Muniz e pelo engenheiro Ricardo Góes. Hoje, a startup é focada nos mercados de mobilidade e logística, e já participou de dois Programas de Aceleração Scale Up da Endeavor. Em 2024, foi destacada na lista do Estadão como uma das 100 empresas mais influentes em mobilidade no Brasil. Além da Machine, a empresa é dona do 55content, o principal portal de notícias sobre aplicativos de transporte e aplicativos de entrega do Brasil.

 

Fonte: Maria dos Santos

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