1 - Dani Nega _ Foto por José de Holanda @josedeholanda

Dani Nega. Foto/Divulgação: José de Holanda @josedeholanda

Novo trabalho, que leva o nome da rapper, tem participações de Alessandra Leão e Ellen Oléria

Depois de longa e frutífera parceria com diversos artistas, Dani Nega lança seu primeiro EP solo autoral, “Dani Nega”, disponível nas plataformas digitais. O novo trabalho traz elementos autobiográficos da rapper, que aborda, do seu ponto de vista singular, temas como preconceito, violência urbana e apropriação cultural. 

“É um retrato do meu dia a dia na cidade, trabalhando, criando e vivendo afetos como mulher negra e lésbica, contado e cantado através das linguagens do Spoken Word, das tradições poéticas vindas das cenas dos Slams e do Rap”, conta Dani.

Ellen Oléria e Dani Nega. Foto/Divulgação: José de Holanda

Produzido com o apoio do coletivo internacional Outburst Americas, que cria oportunidades de criação e circulação da arte queer em nível global, o EP é embalado pela mistura da música eletrônica contemporânea com sonoridades pretas, como o funk/soul e o R&B, e conta com as participações da cantora e compositora Alessandra Leão e da cantora, musicista, compositora e atriz Ellen Oléria. Dani também é acompanhada por uma nova banda formada por jovens da cena musical preta. 

Metralhadora poética

Quem teve ouvidos atentos à música e ao teatro negro no Brasil na última década já sabe que Dani Nega vem despontando como um nome importante dessa cena. Com voz suave, precisa e irônica, a atriz, MC, compositora e ativista dos movimentos negro e LGBTQI+ é uma metralhadora poética que honra a sigla R.A.P. em suas duas versões: ‘rhythm and poetry’, no inglês, ou ‘revolução através da palavra’, em sua apropriação brasileira. Atua como parceira junto a importantes grupos de teatro, como “O Crespos”, “Coletivo Negro” e “Núcleo Bartolomeu de Depoimentos”. Com esse último, ganhou o Prêmio Shell de melhor trilha sonora com o espetáculo “Terror e Miséria no Terceiro Milênio”, onde assina direção musical. Dani Nega tem um trabalho musical em parceria com o produtor/músico/performer Felipe Julian (Craca). A dupla foi premiada no 28 ̊ Prêmio da Música Brasileira como melhor Álbum Eletrônico e no Prêmio Profissionais da Música. Em 2022, alçou voo solo com o single “Sai Boy”, parceria com Ellen Oléria.

Alessandra Leão e Dani Nega. Foto/Divulgação: José de Holanda @josedeholanda

Para conferir o EP, acesse https://onerpm.link/DaniNega 

Instagram: @daninega

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *