O Parque Natural Municipal Paleontológico de São José (PNMPSJI), no distrito de Cabuçu, foi escolhido para sediar o curso “Primeiros Socorros em Áreas Remotas”, que foi realizado entre os dias 18 e 19 de janeiro, promovido pelas secretarias municipais de Segurança (SEMSEG) e de Meio Ambiente e Urbanismo (SEMAU). A capacitação reuniu 28 participantes, entre guardas ambientais dos municípios de Itaboraí, Magé, Niterói, Maricá e Duque de Caxias, além de agentes da Defesa Civil.
O curso teve como principal objetivo promover qualificação sobre os primeiros socorros em locais de ambiente natural e longe da área urbana para agentes das guardas ambientais, afim de capacitá-los para garantir melhor atendimento para a população. De acordo com o secretário municipal de Segurança, Heitor Baldow, a capacitação reforça o compromisso da gestão em garantir qualificação continuada para os servidores.
“Desde o início da gestão, temos investido bastante na qualificação dos guardas municipais e ambientais, com o objetivo de prestar um serviço de qualidade para a população de Itaboraí”, afirmou o secretário.
Os conteúdos foram ministrados pelo instrutor Claudemir Quirino, que é técnico de emergência médica. Ao final das 24 horas de atividades ininterruptas, todos os participantes receberam um certificado de conclusão.
Entre os conteúdos aplicados: introdução ao Meio Ambiente e Geologia, atendimento pré-hospitalar inicial, atendimento pré-hospitalar ao trauma, Suporte Básico de Vida (SBV), acidentes específicos (parar sangramento, queimaduras, fraturas, envenenamento e doenças causadas pelo calor e frio), acidentes com múltiplas vítimas, imobilização e transporte de paciente (extração e extricação), noções de atendimento pré-hospitalar tático, animais peçonhentos e orientações gerais.