A coordenação do Criança Feliz promoveu, nesta segunda-feira (20), um workshop sobre o Cadastro Único e o Programa Bolsa Família para os visitadores que integram a equipe do programa em São Gonçalo. O evento que aconteceu no auditório da Guarda Municipal, em Venda da Cruz, teve como objetivo orientar e atualizar as equipes que realizam visitas domiciliares às famílias inseridas no programa do Governo Federal, vinculado à Secretaria de Desenvolvimento Social.
Na última sexta-feira (17), 10 novos visitadores concluíram a capacitação do Criança Feliz e vão garantir uma maior abrangência no município do programa que promove o desenvolvimento humano a partir do apoio e acompanhamento do desenvolvimento infantil integral na primeira infância, além de facilitar o acesso da gestante e de suas famílias às políticas e aos serviços públicos de suas necessidades. “Foi um momento muito relevante e de aprendizado para os visitadores do CF. É muito importante que todos eles conheçam e possam orientar as famílias inscritas no Cad. Único quanto às condições exigidas para a aquisição e permanência nos programas sociais à ele vinculados”, afirma Cristiane Campos, coordenadora do Bolsa.
Os novos profissionais realizarão visitas domiciliares para famílias dos bairros Salgueiro, Itoaca, Luiz Caçador e Jardim Catarina. Desenvolvido em São Gonçalo desde novembro de 2018, o Criança Feliz já atendia famílias de Alcântara, Arsenal, Boa Vista, Colubandê, Guaxindiba, Engenho Pequeno, Jóquei, Neves, Nova Cidade, Sacramento, Vista Alegre e Venda da Cruz. Com isso, o número de atendimentos passará de 480 para 720 famílias. “Este workshop que realizamos hoje junto com a Coordenação do Bolsa Família foi de suma importância, principalmente para estreitar ainda mais a relação do programa com o Criança Feliz. Durante essa reunião foi possível esclarecer dúvidas sobre o Cadastro Único e os programas sociais, possibilitando, desta forma, um melhor atendimento dos visitadores às famílias”, destaca Aline Duarte, supervisora do Criança Feliz. Os usuários do programa são selecionados a partir de uma busca ativa realizada pelas equipes de visitadores em postos de saúde, escolas, centros de referência e pastorais da criança. Quem quiser ter acesso ao serviço pode procurar o Centro de Referência e Assistência Social (CRAS) mais próximo de sua residência. Para participar do programa é preciso que a família mantenha seus dados no Cadastro Único atualizados. A secretária de Desenvolvimento Social, Luciana de Souza Alves, esteve presente no workshop e aproveitou a ocasião para dar boas vindas aos novos integrantes. “O Criança Feliz desenvolve um trabalho muito especial e importante com gestantes e crianças na primeira infância e suas famílias. Quero desejar boas vindas aos novos visitadores que chegam para somar junto à equipe do programa, que, assim, alcançará mais pessoas, representando o fortalecimento de ações e políticas públicas voltadas para essa parcela da nossa população em situação de vulnerabilidade e que necessitam do nosso apoio”, ressalta Luciana.